top of page

Vendas Sazonais: como lidar?



Sabe aquele período do ano em que as vendas de determinado produto ou serviço crescem mais que o restante dos meses? Ela é chamada de sazonalidade. Esse fenômeno costuma acontecer com alguns tipos de negócios e o vendedor precisa estar atento para evitar prejuízos.


Confira algumas dicas:


Faça todos os registros necessários

O ideal é trabalhar com um sistema de gestão ou uma planilha de volume de venda por período e fluxo de caixa.

A partir das anotações, é possível compreender quais são os períodos de mais e menos vendas, o que permitirá se preparar melhor para a segunda situação.


Analise o histórico de vendas

O registro de vendas anteriores é um dado extremamente relevante para a necessidade de investimentos para períodos de aumento nas vendas.

Primeiro, saiba qual é a média de vendas feitas durante todo o ano.

Procure saber quais produtos você costuma vender mais em determinados períodos.


A partir desses dados, você conseguirá identificar diferentes peculiaridades, como a demanda dos consumidores, detalhes do segmento de atuação, em quais épocas do ano você precisará ficar atento com a baixa ou alta demanda de vendas, e em quais situações terá mais ou menos dificuldades para bater as suas metas de vendas.


Foque o relacionamento com os clientes

Essa é uma premissa de toda venda de sucesso, e que ainda ajuda a melhorar os seus resultados.

Uma sugestão essencial é apostar nas redes sociais, que aumentam a visibilidade da sua marca pessoal e as chances de fidelização dos clientes.


Assim, a sazonalidade é um período que, quando o vendedor está bem preparado, transforma-se em uma grande oportunidade de crescer e desenvolver as vendas dos seus serviços e produtos.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page