top of page

Saiba como se proteger em viagens internacionais



Uma viagem boa é uma viagem em que se aproveita cada minuto. E para que isso seja possível, além de planejar os voos, reservas, alimentação, é necessário se precaver no mais importante: a sua saúde.


Não há nada pior do que viajar e se sentir mal, seja por qual motivo for. Doenças e acidentes são imprevisíveis mas você pode tomar determinados cuidados para evitar a maioria delas, ou pelo menos se preparar para ter um suporte caso algo ocorra durante a viagem, principalmente em terras internacionais. Confira:


Evite ficar muitas horas sentado

Em um voo acima de 4 horas de duração, é preciso ter cuidado com a circulação sanguínea. Voos longos aumentam significativamente a chance de tromboses nas pernas, por isso, é necessário prevenir o problema.

Para minimizar este risco, beba muito líquido durante o voo, caminhe pelo corredor da aeronave, sempre que possível, mesmo que seja alguns passos a cada três horas. Quando estiver sentado, levante e abaixe os joelhos usando as pontas dos pés frequentemente.


Não exagere na alimentação

Não dá para negar que a nossa alimentação muda bastante quando estamos viajando. Seja porque o país de destino oferece uma comida diferente da nossa ou porque queremos relaxar e aproveitar alimentações mais gostosas. Pode ser bem difícil abrir mão dessas delícias. Então se não quer deixar de comer alguma “comida mais pesada”, que tal pelo menos não exagerar? Tente intercalar esses pratos com refeições mais saudáveis ou alternar os dias com as alimentações mais leves. Esse ponto pode ser um desafio para muita gente, mas pode valer a pena para não perder um dia de passeios passando mal no hotel.


Leve alguns medicamentos na bagagem

Alguns medicamentos são indispensáveis em determinados momentos, como antitérmicos, analgésicos e antialérgicos. Curativos também são recomendados, caso ocorra algum acidente ou os pés fiquem machucados com a caminhada.


Se tiver doença crônica, passe por avaliação médica

Essa orientação é muito importante e pode evitar situações graves na sua viagem: se você é portador de alguma doença crônica, como hipertensão, diabete ou asma, faça uma avaliação com o seu médico antes de viajar.


Cuidados com o frio extremo

Há países em que o frio é extremo, e muitos quando viajam para esses destinos se preocupam apenas com os casacos de frio. Mas o nosso corpo no geral exige um cuidado especial em locais que fazem muito frio. É importante ficar atento aos sinais, pensando principalmente na pele e nos lábios. O frio rigoroso resseca a pele e a deixa muito sensível, especialmente para habitantes de países tropicais, como nós.

É muito importante carregar protetores labiais e hidratantes para a pele, além de manter o corpo aquecido o máximo possível.


Contrate um seguro viagem ou Plano de Saúde Internacional

Outra orientação importante é para você não esquecer de contratar um seguro viagem antes de sair de casa. O sistema de saúde varia muito de país para país, e mesmo com todo planejamento, imprevistos acontecem e estar preparado para eles faz toda diferença.


Além do seguro viagem, há também a opção de Plano de Saúde Internacional. A grande vantagem em se contratar um plano de saúde com cobertura internacional é a facilidade caso você precise de atendimento médico no exterior.

Você terá auxílio da operadora para localizar o hospital mais próximo, mais rapidez no atendimento e não irá gastar um valor exorbitante, visto que muitos países não possuem um sistema de saúde público como o Brasil.


É claro que é um serviço que encarece significativamente o valor final do seu plano, por isso é recomendado principalmente para quem faz viagens internacionais regularmente.

Se você julga que este serviço é realmente necessário para você, avalie quais são as opções oferecidas pelas operadoras, bem como que tipo de contratação sai mais em conta, como aditivo ou já incluso na contratação.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page