top of page

Quando procurar por um oftalmologista?


A capacidade de enxergar faz parte dos cinco sentidos dos seres humanos. Por isso é necessário estar sempre atento a sinais e sintomas que a visão pode nos dar, e procurar um oftalmologista sempre que for necessário.


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o médico oftalmologista não faz somente a receita de óculos e a manutenção do grau necessário nas lentes. A oftalmologia é uma especialidade médica responsável por cuidar da saúde dos olhos, pálpebras e cílios, detectando e tratando os mais diversos tipos de patologias que acometem a visão.


Quando procurar pelo oftalmologista?


Dificuldade para enxergar

Esse é, certamente, o principal motivo pela procura de um oftalmologista. Se a sua vista fica embaçada, se você tem dores de cabeça frequentes, principalmente após uma leitura ou se já percebeu que está cada vez mais difícil enxergar placas de trânsito, o quadro-negro ou letrinhas miúdas, a visita ao consultório médico precisa acontecer o mais rápido possível.


O oftalmologista é quem diagnostica e trata alterações na córnea, como:

· a miopia, que causa a dificuldade de enxergar de longe;

· a hipermetropia, que provoca a dificuldade de ver de perto;

· o astigmatismo, que remete à visão embaçada e dificuldade de definição de imagens.


Idade acima de 40 anos

A medida que os anos passam, alguns problemas oculares ficam cada vez mais comuns, como a presbiopia, a famosa vista cansada, a coceira nos olhos, o lacrimejamento e a dificuldade de focalizar objetos próximos. A solução para esses casos também é o uso de óculos.


Além disso, nos idosos, as chances de desenvolver doenças oculares graves também é maior. É o que acontece com o glaucoma, por exemplo, principal causa de cegueira irreversível no mundo. Por isso, as consultas de rotina nesta idade devem ser mais frequentes para que medidas de prevenção sejam tomadas.


Diabetes ou hipertensão

Se você é diabético ou hipertenso, já deve conhecer a importância de ir ao oftalmologista. Isso porque, a longo prazo, essas patologias podem causar danos sérios à visão, como o glaucoma e a catarata, o que é alertado por outros profissionais da saúde. Sendo assim, não deixe de marcar consultas periódicas para um check-up.

Ademais, o consultório oftalmológico também é um ótimo local para detectar essas doenças em pacientes que nem imaginam que estão com tais problemas.


Coceira nos olhos

Sentir coceira nos olhos ou qualquer outro tipo de desconforto, como irritação, vermelhidão, ardência ou dor é mais um motivo para procurar um oftalmologista. Os olhos são regiões extremamente sensíveis do nosso corpo, por isso, qualquer resíduo que entre em contato com ele pode gerar grandes incômodos.


Detecção de doenças hereditárias

Você tem casos na família de patologias oculares, como ceratocone, catarata ou glaucoma — doenças de progressão lenta e que podem afetar a qualidade da visão de maneira significativa?

Então, é ainda mais importante fazer visitas periódicas ao seu oftalmologista para identificar se você também sofre de alguma dessas patologias, com o intuito de iniciar um tratamento precoce que evite o sofrimento com as consequências desses problemas.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page