top of page

Pessoas sem plano particular no país



Pesquisa divulgada em setembro do ano passado pelo IBGE, aponta que sete em cada dez brasileiros dependem exclusivamente do sistema público de saúde para tratamento. São mais de 150 milhões de pessoas que não têm acesso a planos de saúde privados.


A Pesquisa reforça ainda a existência de grandes desigualdades no acesso a planos privados, que são mais comuns no Sul e no Sudeste, entre pessoas brancas e com maior renda, e no uso da rede pública, mais concentrado na população de baixa renda.

No Norte e Nordeste, a proporção de pessoas sem planos de saúde médico chega perto de 90% —isto é, quase nove entre dez pessoas dependem do sistema público quando estão doentes.


Das pessoas que tinham plano de saúde médico em 2019, 46,2% pagavam seus custos diretamente ao plano. Outros 30,9% arcavam parcialmente com os custos. Em 14,5% dos casos, o plano era custeado apenas pelo empregador.


Vale lembrar que esses são dados obtidos no ano de 2019, sem a interferência da atual crise econômica gerada após a pandemia.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page