top of page

O que pode atrapalhar seu sono?



Dormir bem é algo que nem todo mundo consegue desfrutar. Seja por condições externas ou não, há alguns fatores que podem ser o motivo de muita gente não conseguir ter uma boa noite de sono.


Alimentação

Alimentos com cafeína, itens muito açucarados, bebidas alcoólicas, carne vermelha e outros preparos gordurosos são um prato cheio para o sono de má qualidade. Não é preciso deixar de consumi-los, entanto, reduza sua quantidade e evite-os muito perto da hora de dormir


Excesso de telas

É uma recomendação geral de higiene do sono deixar de lado o celular --e outros estímulos como ele - antes de dormir. Isso está diretamente ligado à luz e à produção de melatonina: esse hormônio leva à indução de sono, e quando somos expostos a luminosidade isso pode atrapalhar na sua produção.


Problemas no trabalho

Uma pesquisa publicada no periódico Journal of Occupational Health Psychology mostrou que abuso verbal e outras experiências negativas no ambiente de trabalho podem causar insônia ou fazer você acordar múltiplas vezes durante a noite, o que reduz a qualidade do sono. Mas dá para resolver o problema de forma simples: realizar alguma atividade divertida e relaxante após o expediente pode reverter.


Xixi noturno (Nictúria)

O hábito de levantar-se muitas vezes a noite para fazer xixi pode atrapalhar a noite e tem diversas causas: desde excesso de líquidos antes de dormir, até problemas como insuficiência cardíaca, diabetes ou infecção urinária. Se isso está acontecendo com você, procure um urologista.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page