top of page

Novembro Azul: quais exames fazer todo ano?



De fato, a prevenção não se trata apenas de evitar doenças, mas também de detectá-las precocemente e assim, aumentar as chances de cura. Consequentemente, diminuem os riscos de vida e sequelas. Mas, para isso, quais exames o homem precisa fazer?


A partir de qual idade o homem precisa realizar exames preventivos?

De fato, em todas as etapas da vida, é importante que o homem esteja atento aos sinais e sintomas que podem indicar que algo não vai bem. Além disso, os exames anuais ajudam a avaliar se a saúde está em dia. Então, sendo assim:

· A partir dos 20 anos, todo homem deve fazer anualmente uma coleta sanguínea;

· Homens fumantes, sedentários, acima do peso ou com antecedentes familiares, devem realizar acompanhamento médico a partir dos 30 anos;

· Além disso, homens que apresentem algum dos fatores de risco, devem realizar o check up preventivo a partir dos 35 anos;

· Por fim, todos os homens com mais de 40 anos devem realizar o check up preventivo anualmente.


O Médico Urologista poderá indicar quais exames que o homem precisa fazer e, quando necessário, quais outras especialidades buscar para um tratamento integrado. Em suma, confira quais são os principais exames que o homem precisa fazer anualmente para garantir a saúde:


1. Exame de próstata

De fato, um dos exames mais importantes que deve ser realizado a partir dos 40 anos é o Exame da Próstata. Afinal, o Exame de Toque e o Exame de PSA, auxiliam na detecção do Câncer de Próstata, o segundo tipo que mais mata homens no Brasil.


2. Autoexame testicular

A partir dos 15 anos de idade, é recomendado que homens realizem o autoexame testicular. Em suma, é bem simples de ser feito: durante o banho, apalpe os testículos para verificar possíveis alterações no tamanho, forma ou dores na região escrotal.


3. Exames de sangue

Embora seja um dos exames mais comuns, pode diagnosticar diversas doenças. Por exemplo, anemia, doenças auto imunes, gota, diabetes, colesterol ou triglicérides altos, hipogonadismo e infecções sexualmente transmissíveis.


4. Exame de urina

O exame auxilia a identificar possíveis infecções urinárias, doenças renais, diabetes, hepatites e outras doenças que podem acometer o fígado. Então, ele pode ser realizado anualmente e deve ser feito principalmente na presença de sintomas.


5. Outros Exames

Enfim, a depender da condição e histórico do paciente, o médico poderá contar com outros exames. Sobretudo para prevenir doenças decorrentes do tabagismo, alcoolismo e ausência de estilo de vida saudável, recomenda-se os seguintes exames:

· Exame cardiovascular;

· Avaliação pulmonar;

· Avaliação do fígado.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page