top of page

Novembro Azul: exames importantes para os homens



O novembro azul é um período do ano mundialmente conhecido por incentivar a preservação à manutenção da saúde dos homens. Essas questões englobam em grande parte, exames gerais e específicos para que os homens também se motivem a cuidar mais da saúde, especialmente no que se refere ao câncer de próstata.

Além dos exames relacionados ao câncer de próstata, que foi o que motivou a criação da campanha do novembro azul, existem exames de rotina que os homens devem fazer sempre. São eles:


Exame de sangue

O exame de sangue tem um papel fundamental na hora de averiguar a saúde. Muito realizado nas épocas de novembro azul, ele é ótimo para rastrear o câncer de próstata em homens assintomáticos. Geralmente, é um dos primeiros exames a serem realizados.


Exame de urina

O exame de urina é um dos testes laborais mais comuns realizados durante o novembro azul. Coletado de maneira rápida e pelo próprio paciente, visa observar as células, bactérias e possíveis cristais que possam estar presentes.


Ultrassonografia geral

Muito comum no sexo feminino, a ultrassonografia é conhecida popularmente como o ultrassom. Esse exame tem o objetivo de observar em tempo real os órgãos do paciente. Além dos órgãos, o tecido do corpo também pode ser observado.


Exame PSA

O exame PSA determina a quantidade da proteína Antígeno Prostático Específico (ou PSA), produzida pela próstata. Quando se encontra em níveis muito altos, pode significar câncer ou alguma outra doença, não necessariamente maligna, mas que precisa de tratamento.


Exame PSA2

O PSA2 visa diferenciar a Hiperplasia Benigna da Próstata do câncer de próstata de fato. Quando os níveis indicam menos de 25%, possivelmente trata-se de hipertrofia benigna.


Exame P2PSA

Esse exame faz parte do grupo dos exames do PSA. Ele se mostrou muito promissor, já que estudos mostraram que as elevações de P2PSA estão correlacionadas ao tumor.


PHI

Conhecido também como Índice de Saúde da Próstata, o PHI é utilizado para calcular o PSA total, o PSA livre e também P2PSA. Segundo estudos clínicos, esse exame possui uma sensibilidade de 90% no diagnóstico do câncer de próstata.


Prolaris

Por fim, o teste Prolaris é um teste genético recente e desenvolvido para prever, além do câncer, a sua agressividade e demais condições clínicas variáveis. Ele oferece também avaliação de risco personalizada, como chances de mortalidade da doença e risco de desenvolver metástase.


Com tamanha tecnologia disponível atualmente, torna-se indispensável cuidar da saúde de maneira correta. Por isso, é importante aproveitar o período e realizar exames para garantir que a saúde esteja em dia.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page