top of page

Hipertensão


A hipertensão acontece quando o sangue tem dificuldade para circular nos vasos sanguíneos e, por isso, o coração precisa bater com mais força para conseguir com que o sangue passe por todo o corpo.

Este tipo de alteração é considerada uma das doenças mais comuns na população e, geralmente acontece decido a uma alimentação desequilibrada e falta de exercício físico, embora possa acontecer também pela presença de outros problemas de saúde como doenças renais ou alterações cardíacas.


Principais sintomas de hipertensão

A hipertensão, ou pressão alta, é uma condição silenciosa, que, na maioria dos casos, não causa qualquer tipo de sintoma.

Ainda assim, quando acontecem picos em que a pressão arterial sobe muito de repente, podem surgir sintomas de pressão alta, como:


· Enjoo e tonturas;

· Dor de cabeça;

· Sonolência;

· Zumbido no ouvido;

· Alterações da visão;

· Dificuldade para respirar.


Quando é normal ter pressão alta

Ter pressão alta nem sempre é mau, nem significa que se tem hipertensão. É normal que o aumento da pressão arterial aconteça em pessoas completamente saudáveis, em situações temporárias como fazer exercício físico, sentir algum tipo de dor, tomar café ou viver uma situação estressante, por exemplo.

Porém, é esperado que a pressão diminua pouco tempo depois dessas situações.


O que fazer em casos de pressão alta?

Quando a pressão está alta, acima de 14 por 9, é acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça muito forte, enjoo, visão embaçada, tonturas e se tem o diagnóstico de pressão alta, deve-se:

· Tomar o remédio indicado pelo cardiologista para situações de SOS;

· Ir ao pronto-socorro se não melhorar em 1 hora, porque pode ser uma situação de emergência médica.


No entanto, quando não se é hipertenso e a pressão está alta, sem nenhum outro sintoma é aconselhado:

· Tentar relaxar um pouco e esperar 1 hora para medir a pressão novamente.


Se depois disso, a pressão continuar alta deve-se marcar uma consulta com um cardiologista o quanto antes, porque isso pode indicar um quadro de hipertensão que pode necessitar de tratamento com medicamentos para regular a pressão, indicados pelo cardiologista.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page