top of page

Exames que monitoram a diabetes



Quem precisa realizar um exame para diabetes conta com uma série de testes que ajudam a monitorar os níveis de glicemia no sangue. Através dos exames, o médico consegue identificar a pré-diabetes e a diabetes e, a partir do diagnóstico, indicar o melhor tratamento para o paciente. Confira os principais exames médicos utilizados.


Exame de glicemia

O exame de glicemia é realizado para medir os níveis de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar que é transportado pela corrente sanguínea e usado como fonte de energia pelo corpo.

Através da análise da coleta de sangue é possível identificar a diabetes por meio de níveis elevados de glicose, distúrbio chamado hiperglicemia.


O paciente precisa fazer jejum de 8 horas antes de estimar a quantidade de glicose no sangue. Caso contrário, o exame pode apontar falsos resultados.


Teste oral de tolerância à glicose

Também conhecido como exame da curva glicêmica, o teste tem como objetivo avaliar o funcionamento do organismo exposto à várias concentrações de glicose. Em outras palavras, o exame calcula a glicemia antes e depois do paciente beber algo açucarado.

A coleta acontece em três etapas: a primeira realizada em jejum de pelo menos 8 horas, a segunda após 1 hora após a bebida açucarada e a terceira 2 horas após a primeira medição.

Este exame requer jejum de pelo menos 8 horas para que a primeira coleta de sangue seja realizada. A segunda coleta será realizada após 2 horas da ingestão de um líquido com 75 gramas de glicose diluídas em água.


Teste de hemoglobina glicada

O teste da hemoglobina glicada, também chamado de hemoglobina glicosilada, é realizado a partir da coleta de sangue com o paciente em jejum. Com ele, o médico consegue avaliar a quantidade de glicose no sangue dos últimos 3 meses.


O exame também é usado para avaliar a melhora ou piora da diabetes, e quanto maior forem os níveis, maior o risco do paciente desenvolver outras complicações em função da condição, como doenças cardíacas, cegueira e insuficiência renal.


Frutosamina

O exame de frutosamina mede os níveis de glicação da albumina. A albumina é uma proteína do sangue e a partir da sua avaliação é possível visualizar o controle glicêmico das últimas 2 semanas.

O teste é indicado quando o médico precisa saber a média de glicose em períodos menores ou quando a medição da hemoglobina glicada não é confiável.

No caso da frutosamina, os valores variam de acordo com o laboratório de análises clínicas.


Glicemia pós-prandial

O exame avalia os níveis glicose no sangue após a ingestão de alimentos contendo carboidratos. Isso porque os níveis de concentrações de glicose sobem cerca de 10 minutos depois de uma refeição.

Pós-prandial significa depois de uma refeição. A hiperglicemia, neste caso, é uma das primeiras alterações em pacientes diabéticos.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page