top of page

Estes hábitos podem afetar sua saúde bucal



Você escova seus dentes pelo menos duas vezes por dia, não come muitos doces e visita seu dentista frequentemente? A maioria dos problemas bucais realmente pode ser prevenida com esses passos. Mas já parou para pensar que podem existir outros hábitos aparentemente inofensivos que façam todo esse cuidado ir por água abaixo? Saiba quais são:


Escova de dentes antiga

Por mais apego que você tenha à sua escova, uma hora você precisa dar adeus.

Dentistas recomendam o uso da mesma escova por no máximo 3 meses, mas esse período também vai depender do estado da escova, se antes disso as cerdas estiverem espalhadas demais, já é hora de fazer a troca! Vale lembrar que para quem usa aparelho esse tempo pode ser mais curto, já que ele desgasta as cerdas bem mais rápido.


Palitar os dentes

Se você é desses que já procura um palitinho na mesa depois que acabou de almoçar, pare agora. Além de ser falta de educação à mesa, o palito pode acabar prejudicando a saúde bucal. Ficar cutucando entre os dentes pode machucar a sua gengiva e trazer micro-organismos à sua boca, pois esses palitos são objetos não esterilizados. Além de em quase nada ajudar na limpeza já seu tamanho impede a retirada total dos restos de comida. É sempre melhor optar pelo fio dental!


Mastigação unilateral (só de um dos lados)

Talvez você nunca tenha percebido, mas é muito comum mastigarmos só de um lado da boca enquanto comemos. Porém, esse processo, conhecido como mastigação unilateral predominante, não pode ser visto como uma ‘mania’ apenas. O hábito de mastigar mais de um lado do que do outro pode resultar em um desajuste na arcada dentária, por isso é importante perceber e procurar ajuda de um dentista para começar tratamento o quanto antes. A longo prazo, se não for tratado, pode causar um aumento na musculatura e problemas nas articulações.


Roer as unhas

Mania, ansiedade ou nervosismo, seja qual for o motivo, a verdade é que roer as unhas não faz nada bem para suas mãos e saúde bucal. Esse hábito pode desgastar os dentes, além de trazer para a boca uma série de germes, fungos e bactérias que ficam abaixo da unha. Pessoas que roem unhas estão mais propensas a desenvolver bruxismo, o ato de ranger e bater os dentes de forma involuntária.


Abuso de alimentos duros

Nossos dentes são bastante resistentes, mas é bom não abusar, já que alimentos muito duros podem quebrá-los ou rachá-los. Além disso, mastigar alimentos mais rígidos com muita frequência pode acabar forçando a articulação temporomandibular (ATM) no longo prazo, o que pode desencadear alguns problemas bucais. Balas duras, pé de moleque e torresmo são só alguns exemplos que podem ser evitados.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page