top of page

Dicas e alimentos que ajudam na digestão




O bom funcionamento do sistema digestivo é fundamental para mantermos o equilíbrio da nossa saúde e bem-estar.

Ao escolher consumir alimentos que ajudam na digestão, por sua vez, é possível evitar problemas comuns, como gases, azia, queimação, diarreia, prisão de ventre, refluxo, náuseas e sensação de peso no estômago.


Alimentos que ajudam na digestão:

Mamão

Com propriedades laxativas, o mamão é ideal para pessoas que sofrem com constipação, uma vez que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, a fruta conta com uma enzima que facilita a digestão.


Frutas Vermelhas

Amoras, morangos e cerejas fazem parte das frutas vermelhas que são ricas em antioxidantes. Elas ajudam a manter a saúde das células e protegem o corpo contra o surgimento de doenças, como câncer de fígado e intestino.


Abacaxi

Com uma enzima digestiva natural que tem ação principalmente no estômago, o abacaxi facilita a digestão e auxilia na quebra de nutrientes, como proteínas e gorduras, o que gera melhor absorção e metabolização.


Gengibre

Com alto teor de óleos essenciais, esse tubérculo ajuda no tratamento do desconforto digestivo, náuseas e vômitos.


Cereais Integrais

Ricos em fibras e outros nutrientes que facilitam o trânsito intestinal, os cereais integrais também integram a lista de alimentos para digestão e protegem contra algumas doenças, como é o caso do câncer colorretal.


Iogurtes

Os iogurtes são ricos em carboidratos, proteínas e outros nutrientes. Além disso, contam com bactérias benéficas, que favorecem uma colonização saudável da flora intestinal, e eliminam as bactérias nocivas, o que reduz infecções intestinais, gases e outros males.



Dicas para uma boa digestão:

Mastigação

É fundamental comer com calma e mastigar bem cada alimento para que ele seja pronto para uma digestão adequada.


Descanso

É importante evitar deitar-se logo após grandes refeições, principalmente quando há ingestão de alimentos pesados, o que atrapalha a digestão.


Jejum

Além de saber quais alimentos que ajudam na digestão, outra dica é evitar jejuns prolongados, uma vez que esse hábito deixa o sistema digestivo mais exposto ao ácido gástrico.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page