top of page

Dia Mundial do Doador de Sangue



O Dia Mundial do Doador de Sangue nasceu como uma iniciativa para celebrar as pessoas que doam o sangue a outros e conscientizar a população sobre a importância dessa atitude. Você tem o hábito de doar sangue? Além de ser uma atitude nobre, não custa nada, é um processo relativamente rápido e não traz qualquer risco para a saúde do doador.


Qual é a importância dessa data?

É possível que você tenha visto notícias ou chamadas nas redes sociais solicitando que as pessoas doem sangue, uma vez que os estoques estão baixos, certo?

A verdade é que esse é um desafio recorrente em hemocentros e hospitais de todo o Brasil. Por isso, uma data como essa tem o objetivo de mostrar às pessoas que é fundamental manter os estoques abastecidos para que todos que precisam deles possam ser atendidos.

Principalmente quando se refere a meses mais frios, onde o estoque de sangue diminui drasticamente.


Como são feitas as doações?

Para a doação de sangue, uma agulha é acoplada a uma espécie de mangueira que conduz o sangue do braço do doador até a bolsa de sangue. Esta, por sua vez, fica posicionada em uma bandeja que “chacoalha” o sangue durante toda a doação. Isso é essencial para que o composto não coagule e se deteriore.


Antes disso, o doador é submetido a uma triagem que consiste numa breve rodada de exames (para verificar questões como a anemia e alguns hábitos de vida) e ao preenchimento de um formulário, a fim de receber a liberação para doar sangue naquela ocasião.


Após a procedimento, o doador recebe um lanche e tem a certeza de ter cumprido uma importante missão de solidariedade.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page