top of page

Dia Mundial Contra a Raiva



A Aliança Global para o Controle da Raiva (ARC), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e da OMS, comemoram em 28 de setembro, o Dia Mundial Contra a Raiva.

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.


Combate

Fala-se muito sobre o combate à raiva, uma expressão clínica de uma infecção a vírus; mas combatê-lo uma vez instalado, na maioria das vezes, já não é eficaz. Existem ações de controle realizadas para evitar que a doença se manifeste.


Diferentemente de uma bactéria, que é combatida com antibióticos, a ação mais efetiva no controle da raiva no ambiente doméstico é a campanha anual de vacinação. Em cães e gatos, por exemplo, a aplicação da vacina faz com que o sistema imune desses animais produza anticorpos. Se por acaso ele for exposto ao vírus da raiva, o organismo saberá reagir e eliminar as partículas de vírus antes que cheguem ao cérebro. Outras medidas são: evitar que acessem a rua sem supervisão do tutor; nunca mexer com animais desconhecidos e, se por acaso for agredido, lavar bem o ferimento com água e sabão; e procurar imediatamente um posto de saúde mais próximo de sua residência.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page