• New Planecom

Dia da Vacina BCG



A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG.

A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Os sintomas da tuberculose ativa do pulmão são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.

O Dia da Vacina BCG é comemorado em 1º de julho e faz referência à data da criação dessa importante proteção contra a tuberculose.


Quem deve tomar a vacina BCG?

A vacina BCG faz parte do Calendário Básico de Vacinação e deve ser administrada o mais precocemente possível, de preferência antes de o bebê deixar a maternidade. É importante destacar que, para os recém-nascidos receberem a vacina, eles devem apresentar um peso igual ou maior que dois quilos e estarem em perfeitas condições de saúde. A vacina é disponibilizada para crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias e também é indicada para contatos intradomiciliares de pacientes com hanseníase.


Cuidados antes e após a vacinação:

A vacinação não requer qualquer cuidado prévio. Após a administração da vacina, na maioria das vezes, haverá uma reação no local da aplicação com posterior formação de cicatriz. É importante não colocar nenhum produto, medicamento ou curativo, pois trata-se de uma resposta esperada e normal à vacina.


#newplanecom #plataforma #corretora #planos #saude #vacinabcg #tuberculose #diadavacinabcg

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo