top of page

Como lidar com as metas em épocas de pouca venda?




Bater meta de vendas é o objetivo de todo vendedor. Mas o fato de ser comum não torna esse desafio mais fácil. Muito pelo contrário, pois as vendas não são lineares ao longo do ano e isso se deve a diversos fatores.


Para que você esteja mais preparado para épocas difíceis de vendas, veja algumas dicas:


Conheça seus números

O primeiro passo para identificar que períodos são esses é: analisar o seu histórico de vendas. Isso é relativamente fácil de identificar por meio de relatórios de vendas.


Estude o calendário

Existem eventos, datas comemorativas, feriados, que são altamente previsíveis e que impactam transversalmente qualquer tipo de negócio - seja para o lado positivo ou negativo da balança comercial. Então, o primeiro item a se considerar é o calendário. Identifique que feriados haverá no período em que se deseja bater meta e de que forma isso impacta tanto na produção e no desenvolvimento quanto no processo de vendas propriamente dito.


Concentre esforços nos meses mais produtivos

Concentre o maior volume de vendas nos meses mais aquecidos, e seja mais comedido em relação aos períodos em que os fechamentos são previsivelmente mais baixos. Concentre esforços nos períodos que trazem mais resultados. A ideia é manter a constância de vendas e bater meta anual, de forma equilibrada, respeitando as sazonalidades e as situações que podem ser previstas com antecedência.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page