top of page

Como diminuir o estresse de onde estiver?



O estresse e o esgotamento físico e mental acontecem com diversas pessoas, seja por conflitos nos relacionamentos familiares ou problemas profissionais. Porém, é possível aliviar o estresse sem ter que recorrer aos medicamentos. Para isso, há algumas práticas que podem ser inseridas na rotina e que provocam o relaxamento.


Para isso, há algumas práticas que podem ser inseridas na rotina e que provocam o relaxamento. Embora a situação de estresse não tenha dia e nem hora para acontecer, é possível trabalhar para desfazer seus efeitos e encontrar o equilíbrio.


Por isso, continue a leitura para conhecer algumas maneiras de aliviar o estresse e ter uma vida mais tranquila.


Faça pelo menos uma caminhada curta

Uma das maneiras mais conhecidas para aliviar o estresse é a atividade física, pois movimentar o corpo reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que são analgésicos naturais e agem para melhorar o humor. Além disso, os exercícios físicos têm impacto direto na melhoria do sono, que sempre é afetado pela ansiedade, e promovem também confiança e bem-estar mental.

Mesmo uma caminhada de 20 minutos é suficiente para sentir alguns efeitos benéficos. Nesse caso, escolha fazer a caminhada em um parque ou local arborizado, onde a mente e o corpo poderão entrar em contato com a natureza.


Aprenda exercícios de respiração

Com o estresse é possível sentir o coração bater mais rápido, a respiração acelerar e ficar ofegante.

Para retomar o controle, existem alguns exercícios de respiração que podem ser aprendidos, desde respirar profundo, contar até cinco e expirar até as técnicas de respiração abdominal, compassada ou diafragmática.

A respiração lenta e profunda provoca a expansão dos pulmões e da barriga, isso ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco, gerando mais tranquilidade para o corpo e a mente.

Quando o nervosismo aumentar, pare e respire profundamente. Assim, o equilíbrio será restaurado e as toxinas serão eliminadas, provocando relaxamento e reduzindo o estresse.


Coloque uma música relaxante

Ouvir música faz a mente e o corpo relaxarem, pois libera substâncias neuroquímicas no cérebro, como a dopamina, que promove bem-estar imediato.

A música clássica ou instrumental tem efeito reconfortante, pois diminui a frequência cardíaca, gera relaxamento e controle da pressão arterial. Porém, qualquer música pode trazer tranquilidade e aliviar o estresse, basta que cada pessoa escolha o ritmo que mais goste de ouvir.

Os sons da natureza tem efeito calmante. O melhor é que já existem aplicativos capazes de reproduzir sons semelhantes aos das florestas, chuva, mar, cachoeiras e canto dos pássaros.


Tenha prioridades para aliviar estresse

A procrastinação é a prática de adiar atividades que devem ser feitas. Essa atitude causa ansiedade, pelo desejo de concluir rapidamente o que se adiou para fazer. Para aliviar o estresse, nesse caso, é importante criar o hábito de anotar os afazeres do dia em uma lista organizada por prioridades e com prazos estipulados.

A medida em que forem realizadas, as tarefas podem ser excluídas da lista. Assim, a sensação de dever cumprido e a visualização das atividades concluídas geram tranquilidade na rotina diária.


Pratique a regra dos dois minutos

A regra dos dois minutos propõe uma pausa de 2 minutos sempre que a pessoa se encontrar em uma situação de estresse, para realizar um exercício mental em busca de solução.

O objetivo é fazer com que a pessoa não manifeste apenas uma reação emocional diante do conflito. Mas que trabalhe para encontrar uma resposta viável para resolver o desafio.

Exercitar o cérebro por dois minutos aumenta a produtividade, estimula o pensamento lógico e alivia o estresse cerebral, pois esse método tira o foco do problema e o coloca na busca por soluções.


Ria

A famosa frase “rir é o melhor remédio” pode parecer clichê, mas é muito verdadeira. O riso alivia a sensação de estresse e tensão, provocando o relaxamento dos músculos, enquanto leva mais oxigênio ao corpo.

Por isso, tenha o hábito de se divertir com os amigos, assistir shows ou programas de TV que façam rir e procure ver a vida de forma mais leve. Saiba rir de si mesmo! A risada alivia as tensões físicas e fortalece o sistema imunológico.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page