top of page

As dificuldades na espera para atendimentos e cirurgias no SUS



A grande massa da população brasileira tem o SUS como única opção quando precisa de auxílio médico. Diante disso, o atendimento público não funciona da forma como deveria.


Isto ocorre, pois, na prática, o SUS não consegue atender todos que necessitam em um prazo razoavelmente bom, de modo que o paciente tem que esperar um longo período para receber um tratamento médico. É preciso entender que apesar do tema saúde aparecer com frequência na constituição brasileira, não existe alguma lei referente a quanto tempo um paciente deve esperar por um exame, tratamento médico, ou procedimentos cirúrgicos.


São inúmeras dificuldades não só no acesso, mas também no agendamento de consultas e exames, que são somadas as dores físicas e psicológicas que assolam pacientes e famílias nesta situação. Em razão de tudo isso, além do desgaste psicológico durante a espera, a demora muitas vezes pode agravar o estado de saúde do paciente.


Os pacientes que dependem do SUS correm uma verdadeira “maratona” burocrática e exaustiva para conseguir ter tratamento médico. Em alguns casos, os pacientes demoram anos nas filas de espera para se consultarem com um médico especialista.

Quem está doente corre contra o tempo, muitos morrem aguardando atendimento, infelizmente, é uma realidade triste do nosso país.


Problemas que normalmente ocorrem em um atendimento no SUS:

– O processo de entrega da documentação é muito complexo;

– Se tiver erro na documentação, o polo não entrega o medicamento;

– Alguns pacientes têm dificuldade de deslocamento até um polo de dispensação;

– Falta de medicamento nos polos;

– Falta de orientação e informação;

– Filas com tempo de espera elevados.


Sabemos que a grande maioria das pessoas apenas utiliza o SUS por não ter condições financeiras, ou até mesmo por falta de conhecimento, pois o que muitos ainda não sabem, é que atualmente há diversas opções para usufruir da saúde privada com preços que cabem no bolso.


O valor de um plano de saúde irá depender da operadora, idade dos beneficiários, rede credenciada e região desejada. Dependendo de cada caso, o valor pode sair bem mais em conta do que se imagina.

Um corretor de saúde irá auxiliar no que precisar, e informar o plano ideal para cada pessoa.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page