• New Planecom

Alergia medicamentosa



A alergia medicamentosa é uma reação anormal do sistema imunitário, ou seja, uma reação imunológica, contra um medicamento que o nosso organismo passa a considerar prejudicial, quando na verdade não devia ser. É inesperada, imprevisível e independente dos efeitos farmacológicos próprios do medicamento em questão.


Sinais e sintomas na alergia medicamentosa

A alergia causada por medicamento pode manifestar-se com sinais e sintomas muito diversos, de espectro amplo e heterogéneo e gravidade variável.

Deve-se suspeitar de alergia a medicamentos quando há associação temporal entre o início do medicamento e os sintomas, e se ocorre desaparecimento dos sintomas quando se para de tomar o medicamento.


Pele e mucosas:

- Exantema maculo-papular;

- Urticária: manchas na pele vermelhas, localizadas (só rosto, ou só pernas, ou só tronco, por exemplo) ou generalizadas, com prurido (comichão);

- Inchaço/angioedema (por exemplo olhos inchados ou mesmo edema da glote);

- Dermatite medicamentosa;

- Exantema fixo;

- Dermatite exfoliativa;

- Eritema multiforme;

- Várias outras situações graves de bolhas pelo corpo.


Aparelho digestivo:

- Náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal.


Sistema respiratório:

- Espirros, comichão nos olhos e lacrimejo;

- Tosse, chiadeira no peito e falta de ar.

Esta situação apenas costuma acontecer em doentes asmáticos com reação à aspirina e outros anti-inflamatório não-esteroides.


Aparelho cardiovascular:

- Palpitações e queda súbita da pressão arterial (por vezes com desmaio).


Em caso de dúvida NÃO se deve repetir o tratamento medicamentoso para confirmar se foi alergia! Quando suspeita de reação alérgica deve falar com o seu médico e ele decide quais os procedimentos necessários a fazer e sempre conduzidos por ele. Uma segunda exposição ao mesmo medicamento, se realmente se trata de uma alergia, pode desencadear uma reação muito mais grave e mais rápida, que pode mesmo pôr a vida em risco.


#newplanecom #plataforma #corretora #planos #saude #alergia #medicamentos #remedio

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo