top of page

Agosto Dourado: como doar leite materno?



Com o Agosto Dourado, campanha dedicada a compartilhar a importância do aleitamento materno para a saúde da criança, é necessário mostrar também a necessidade da sua doação. Doar leite materno é um gesto que salva vidas. Estimativas apontam que um frasco de 200 mililitros de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação.


Confira os passos necessários para fazer a sua doação:


Passo 1

Procure por um banco de leite humano mais próximo e informe a unidade de coleta sobre a vontade de doar.


Passo 2

Receba ou separe os recipiente para doação. Esterilize os recipientes fervendo-os por 15 minutos e depois deixe-os secar sobre um pano limpo.


Passo 3

Cubra a boca e os cabelos com um lenço ou pano limpo e mantenha os animais de estimação a certa distância. Se houver pelos ou fios de cabelo em contato com o leite materno, o Banco de Leite precisará descartar a doação.


Passo 4

Lave mãos e braços com água e sabão (até a altura dos cotovelos). Higienize a mama apenas com água. Seque tudo muito bem.


Passo 5

Inicie a ordenha (retirada do leite), desprezando as primeiras gotas. Colha o leite no frasco, colocando-o abaixo da aréola.

Passo 6

Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. Anote na tampa a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite. E guarde o frasco fechado imediatamente no freezer ou no congelador.


Passo 7

Você pode completar o volume do frasco já congelado em outro momento. Para isso, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos, repetindo todo processo de higiene e coleta.


Passo 8

Quando o frasco estiver completo, ou atingir 10 dias desde a primeira ordenha, entre em contato com a unidade de coleta.


Passo 9

A unidade de coleta recolhe os frascos e processa o leite, elimina todas as impurezas e bactérias e deixa o leite seguro para ser aproveitado.


Passo 10

A Rede faz a doação chegar ao bebê que necessita de leite humano, e você foi responsável por salvar mais uma pequena vida!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page