• New Planecom

Vitamina D pode ser aliada contra a covid



Um novo estudo, realizado por espanhóis e publicado no Journal of Endocrinological Investigation recentemente, observou que pessoas que ingeriram suplementos de vitamina D apresentavam uma diminuição discreta no risco de se infeccionar pelo Sars-Cov-2, vírus da Covid-19.

O estudo foi realizado a partir de bancos de dados do sistema público de saúde da população das cidades de Barcelona e da Catalunha. Foram avaliados prontuários e registros de bancos de dados que abrangiam um total de 201.445 pacientes acima de 18 anos de idade que faziam tratamento com vitamina D.


Foram comparados os pacientes que apresentavam vitamina D acima de 30ng/mL com outros que tinham deficiência do nutriente e não faziam suplementação. Os pacientes suplementados tiveram menores chances de infecção por Sars-Cov-2, menores riscos de contrair a Covid-19 grave e também de mortalidade pela doença do que pacientes deficientes não suplementados.


Os autores alegaram que existem vários mecanismos fisiopatológicos que poderiam explicar os benefícios da vitamina D contra a Covid-19. A forma hormonal dela, o calcitriol, por exemplo, pode proteger contra infecções, além de aumentar a produção de peptídeos antimicrobianos LL-37 – alguns dos principais componentes da imunidade inata.

Umas das medidas que ajudam a obter a vitamina D é a exposição ao sol, que deve ser feito diariamente por pelo menos 15 minutos, entre às 10h e 16h. A suplementação da vitamina deve ser indicada de acordo com as necessidades de cada pessoa, e apenas por um profissional.


#newplanecom #plataforma #corretora #planos #saude #vitaminad #sol #infeccaocovid #covid19 #coronavirus

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo