top of page

Tipos de Planos de Saúde: qual o melhor para você?



A variedade dos planos de saúde no mercado é grande. São tantos tipos de planos, que muitas vezes pode ser difícil a sua escolha.


Mas para facilitar, separamos os tópicos mais importantes para você focar na hora de decidir o seu plano ideal.


Tipos de Planos de Saúde

Uma das dicas mais importantes é a escolha do tipo de plano de saúde. Por isso, vamos definir para você quais os tipos de planos de saúde existentes abaixo:


· Ambulatorial: de convênio simples, é caracterizado pelo uso em ambulatórios, clínicas ou consultórios, não tendo validade para uso em internações hospitalares.


· Hospitalar: sua cobertura permite internações hospitalares, contudo não cobre exames ou consultas não relacionadas a internação.


· Hospitalar e Ambulatorial: é a junção dos planos de saúde anteriormente mencionados, garantindo uma cobertura de saúde mais interessante. Além disso, para o caso de mulheres, pode ser incluso ou não o serviço de obstetrícia.


· Odontológico: focado exclusivamente em tratamentos odontológicos.


· Referência: engloba internações, tratamentos e exames em um único plano. Na condição hospitalar sua internação é em quarto coletivo.


Um dos principais cuidados que você deve ter aqui é entender quais as suas necessidades, seja no presente momento ou até no futuro. Portanto, quanto mais você pensar nos detalhes do plano a ser adquirido para as necessidades, melhor será sua escolha.


Período de Carência

Muitas pessoas têm medo do período de carência ao contratar qualquer tipo de Plano de Saúde. O período de carência é o tempo de espera que você precisa aguardar para eventuais procedimentos, exames ou consultas.

Em geral, as operadoras regulamentadas pela ANS têm um prazo máximo de dias por tipo de procedimentos a serem incluídos após o período de espera. Veja abaixo:


· Internações em casos urgentes com risco de vida: até 24 horas após a assinatura do contrato;

· Partos a termos (partos que são feitos entre 37ª e 42ª semana de gestação), excluídos os partos prematuros ou por eventuais problemas de gestação: 300 dias.

· Demais situações: 180 dias


Cobertura geográfica dos planos de saúde

Abrangência geográfica do seu plano de saúde também deve ser considerada na hora da contratação. É importante você verificar em quais locais você terá acesso a todo suporte que você precisa. Os principais tipos de abrangência são:


· Nacional: válido em todo o território nacional;

· Grupo de estados: válido em determinado grupo de estados;

· Estadual: válido no estado do produto contratado;

· Grupo de municípios: válido em determinada região de municípios;

· Municipal: válido somente para o município do produto contratado.


Confiança

Sem dúvidas, essa é a principal dica: o cuidado com a saúde é uma coisa séria. Por isso, ter o cuidado em qualquer fase da sua vida deve ser uma das principais prioridades. Tratar todo esse processo com um profissional de confiança e que possa tirar todas as suas dúvidas é essencial.


Entre em contato com um de nossos corretores!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page