top of page

Tendências para a Medicina



A crise intensificou a necessidade de mudanças no Setor Saúde, abrindo espaço para inovações e acelerando a transformação digital nas unidades de saúde. Como consequência, tendências apontadas para o futuro da saúde vêm cada vez mais se tornando realidade.


A CME (Central de Material e esterilização)

É uma das áreas mais importantes do hospital, pois é responsável pela esterilização dos materiais médicos e consequente prevenção a contaminação.

Segundo um recente estudo publicado pela consultoria Americana Frost & Sullivan, a terceirização de CMEs é uma tendência que vem sendo adotada em larga escala nos Estados Unidos e na Europa Ocidental.


TELEMEDICINA

A telemedicina que já vinha sendo discutida há anos pelo Senado, foi normatizada pela Portaria nº 467, de 20 de março de 2020, em caráter excepcional e temporário, em virtude da pandemia. Organizações do setor apontam esta medida como um grande avanço para a regulamentação desta prática, que já vem sendo feita há anos por planos de saúde e grandes redes.

A tendência é a telemedicina evoluir e ampliar seu espectro de abrangência, contribuindo para tornar o Sistema de Saúde mais acessível e eficiente.


SOLUÇÕES DIGITAIS

Os provedores de saúde estão utilizando tecnologias de informação de saúde de várias maneiras para melhorar o fluxo de trabalho operacional e clínico. Hoje já é possível pacientes facilmente agendarem consultas online, acessar dados pessoais e executar outras funções por meio de seus smartphones, tablets ou wearables.


INTERNET DE COISAS MÉDICAS (IOMT)

Além de monitorar os pacientes em suas casas, as inovações em sensores e comunicações sem fio permitem que os pacientes sejam monitorados enquanto estão em trânsito. Graças à IoMT, os pacientes podem fazer as atividades que desejam fazer em seus próprios termos, mas permanecer conectados aos seus cuidadores.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page