top of page

Sensibilidade nos dentes



Aquela dorzinha que você sente ao ingerir uma bebida gelada pode indicar que há algo errado com seus dentes. O desconforto é causado pela hipersensibilidade dentinária, problema que já atinge 70% da população brasileira. Na maioria dos casos, essa sensibilidade é provocada por uma degradação química do esmalte que, por sua vez, causa um deslocamento da gengiva e a exposição de uma estrutura denominada dentina --uma camada porosa conectada ao nervo central do dente.


Veja algumas das possíveis causas dessa sensibilidade que talvez você não saiba:


Alimentos ou bebidas ácidas

A ingestão de alimentos ou bebidas como refrigerantes, isotônicos, cerveja, iogurte, tomate, vinagre e frutas cítricas pode dissolver gradualmente o esmalte e levar à exposição da dentina. Escovar os dentes logo em seguida agrava o problema, uma vez que o creme dental pode reagir com os ácidos e acelerar a corrosão. É recomendável esperar vinte minutos antes de fazer a higiene bucal.


Escovação errada

A escovação exagerada e com pressão também pode causar o desgaste do esmalte dentário. A dica é sempre usar uma escova com cerdas macias e pontas arredondadas e escovar suavemente e com cuidado, sempre realizando movimentos circulares.


Bruxismo

Se você tem o hábito de apertar e ranger os dentes, principalmente durante o sono, procure um dentista agora mesmo. Esse costume é um dos principais causadores da sensibilidade, já que, ao serem pressionados, os dentes estouram os prismas de esmalte, deixando a dentina exposta. Para contornar o problema, é possível usar placas que evitam o contato dos dentes superiores e inferiores.


Clareamento dental

O componente de branqueamento do produto penetra na dentina e na polpa, localizada no centro do dente, o que pode causar inflamação e sensibilidade temporária. A irritação também pode ser provocada indiretamente pela pressão causada pelo gel aprisionado na moldeira de clareamento. Antes de realizar qualquer procedimento, mesmo que seja caseiro, converse com seu dentista.


Cremes dentais abrasivos

As pastas de dente que prometem dentes mais brancos conseguem esse feito graças ao polimento do esmalte e à remoção das pigmentações aderidas. Se usadas frequentemente, elas acabam promovendo um desgaste excessivo do esmalte.


Estresse

Com certeza você já viu alguém irritado apertando os dentes por aí. Essa pressão, muitas vezes inconsciente, também é responsável por sensibilizar os dentes. O mesmo vale para quem faz grandes esforços físicos, como levantar peso.


Refluxo

Muitas pessoas sofrem de refluxo gastroesofágico, doença que faz com que os ácidos produzidos pelo estômago sejam ejetados indevidamente para o esôfago, em vez de seguir o fluxo normal da digestão. Esses ácidos podem chegar até a boca e, ao entrar em contato com a arcada dentária, causar a erosão do esmalte. Hábitos como comer rápido e beber muito líquido durante as refeições podem piorar o quadro.


Independente da causa, ao sentir forte sensibilidade nos dentes, é importante procurar o seu dentista


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page