• New Planecom

Possíveis causas para as dores de ouvido



A dor de ouvido é um sintoma que surge, principalmente, após introduzir água ou objetos, como cotonetes e palitos, no canal auditivo, que podem provocar uma infecção do ouvido ou rompimento do tímpano. Porém, outras causas incluem problemas na mandíbula, garganta ou crescimento de um dente, por exemplo.


Veja quais os principais motivos que podem estar por detrás das dores de ouvido:


· Infecção do ouvido

Também conhecida como otite, é caracterizada por dor no ouvido, coceira, febre e presença de secreção ou líquido no ouvido. Em alguns casos, o microrganismo responsável pela infecção do ouvido também pode ser da garganta, após uma inflamação local.


O que fazer: pode-se tomar analgésicos ou anti-inflamatórios. Mas no caso de a infecção não passar sozinha, é importante ir ao otorrino para avaliação do ouvido e iniciar o tratamento mais adequado.



· Entrada de água

Pode ocorrer durante o banho ou no uso de piscinas, banheiras ou banho de mar, e pode ser acompanhada de secreção no ouvido ou perda da audição.


O que fazer: colocar uma bolsa de água morna junto ao ouvido durante 15 minutos e tomar anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, ou analgésicos, como o paracetamol ou dipirona. E também inclinar a cabeça para o lado do ouvido que está com água e dar pulinhos para ver se a água sai.



· Diferença de pressão

Quando o avião está decolando ou aterrissando, pode haver dor de ouvido e sensação de que o ouvido está tapado, o que pode ser bastante desconfortável.


O que fazer: mascar chiclete ou bocejar nesses momentos. No caso do bebê, amamentar, dar uma mamadeira de água ou chupeta são boas formas de aliviar a dor.



· Amigdalite

A amigdalite é a infecção da garganta que pode ser devido à presença de bactérias, vírus ou fungos. A infecção pode afetar o ouvido, por ser uma região próxima da garganta, causando dor de ouvido.


O que fazer: consultar o médico para iniciar o tratamento com analgésicos ou anti-inflamatórios. Pode ainda ser necessário recorrer ao uso de antibióticos, como a amoxicilina, no caso da amigdalite ser causada por bactérias.



· Nascimento do siso

O dente siso quando nasce pode provocar inflamação e infecção no local do dente, que fica próximo à articulação da mandíbula, e essa dor pode ser refletida no ouvido, causando a dor de ouvido.


O que fazer: não necessita de nenhum tratamento específico e melhora ao tratar o siso. No entanto, para aliviar o desconforto, pode-se aplicar bolsa de água morna na mandíbula e no ouvido, por 15 a 20 minutos 3 vezes ao dia e tomar anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, ou analgésicos, como a dipirona ou o paracetamol. Em casos de infecção do siso pode ser necessário o uso de antibióticos prescritos pelo dentista. Em alguns casos, o dentista pode recomendar cirurgia para a retirada do dente em questão.


· Rompimento do tímpano

O rompimento do tímpano pode acontecer por infecções graves no ouvido, por traumas como perfuração por hastes flexíveis ou algum outro objeto, ou pode acontecer por pressão forte no ouvido ao pular na piscina, por exemplo.

A dor de ouvido por rompimento do tímpano pode ser acompanhada por outros sintomas como sangramento, perda da audição ou sensação de barulho no ouvido.


O que fazer: procurar ajuda médica de um otorrino para o tratamento mais adequado que pode incluir o uso de antibióticos. Nos casos mais graves ou se não ocorrer melhora do tímpano em 2 meses, pode ser necessário fazer cirurgia.



· Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos canais nasais que pode ser provocada por doenças alérgicas ou infecções por vírus, fungos ou bactérias e causa acúmulo de secreção que pode afetar os ouvidos, causando dor.


O que fazer: deve-se beber muito líquido para ajudar a eliminar a secreção do nariz, aliviando a pressão no rosto e a dor de ouvido ou lavar o nariz com soro fisiológico para remover as secreções nasais. Pode-se tomar anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, por exemplo, para melhorar a dor de ouvido e tratar a sinusite. Nos casos de sinusite por infecção bacteriana, deve ser consultado um otorrino para fazer o tratamento com antibióticos.



· Labirintite

A labirintite é uma inflamação que pode ser causada por infecção da estrutura interna do ouvido e pode causar dor de ouvido e outros sintomas como zumbido, tontura, enjôo e perda de equilíbrio.


O que fazer: para melhorar a dor de ouvido, deve-se tratar a labirintite, fazendo repouso para evitar a perda de equilíbrio e pode-se usar medicamentos como o dimenidrinato (Dramin) para diminuir os enjôos ou a betaistina (Labirin ou Betina) para melhorar o equilíbrio e a inflamação do labirinto. Nos casos de labirintite por infecção pode ser necessário o uso de antibióticos prescritos pelo médico.


#newplanecom #plataforma #corretora #planos #saude #dordeouvido #labirintite #timpano #audição

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo