top of page

Plano de Saúde por Adesão



Esse é um tipo de plano de saúde que atende a um grupo de pessoas com o mesmo vínculo profissional, que estejam ligadas ao mesmo sindicato ou entidade de classe. Com isso, é possível que indivíduos sem CNPJ tenham acesso aos mesmos benefícios de um plano de saúde empresarial.


O modelo de adesão ganhou bem mais popularidade nos últimos anos, em parte graças à maior ênfase na flexibilização do trabalho e da atuação autônoma. Também é uma boa alternativa caso a empresa não forneça o plano de saúde como parte do seu pacote de benefícios.


Qual é a diferença entre plano por adesão, plano empresarial e plano individual?

A principal característica dos planos coletivos por adesão é que, uma vez estabelecidos, nem todos os membros do grupo são obrigados a contratá-lo. Se você faz parte de uma categoria que oferece esse plano, você tem a opção de aderir a ele ou não, levando em conta seu preço e os benefícios obtidos.

Planos empresariais, por outro lado, são oferecidos pela própria empresa a todos os seus funcionários ou apenas para um determinado grupo. Um plano individual é contratado separadamente pelo profissional, sendo um benefício particular.


Quem pode aderir a esse tipo de plano?

Para contratar ou aderir a um plano coletivo, é necessário ser parte de uma entidade de classe profissional ou sindicato.


Quais são os benefícios dos planos coletivos por adesão?

A contratação e adesão a esse tipo de plano tem diversas vantagens para o trabalhador em relação a um plano individual. Alguns dos principais exemplos estão a seguir.


Menor custo final

Para manter os benefícios do plano, você precisa pagar uma mensalidade correspondente ao tipo de cobertura oferecida e o valor pago tende a ser bem melhor que o de um plano individual.


Inclusão de dependentes

Outro fator a ser considerado na contratação de qualquer plano de saúde é a cobertura para dependentes. Em muitas famílias, é comum que filhos ou cônjuges precisem de serviços de saúde regularmente, o que torna o plano de saúde mais importante. E planos coletivos de adesão também podem oferecer cobertura para dependentes.

O número de dependentes permitidos, assim como a elegibilidade, pode variar de acordo com a sua entidade de classe profissional, mas ainda é uma alternativa comum. Verifique, também, se sua categoria oferece mais de uma alternativa de plano e compare quais deles se encaixam melhor em sua demanda.


Menor tempo de carência

Geralmente os planos de saúde necessitam de cumprimento de carência, um intervalo entre o momento da contratação e a liberação de todos os serviços. Em planos coletivos por adesão, esse problema pode ser minimizado.

Fique atento no momento da contratação e tire todas as suas dúvidas para garantir a escolha certa.


Como aderir a um plano coletivo?

Se você é profissional vinculado à entidade da sua categoria, então também pode aderir a esse tipo de plano. Entre em contanto com um corretor de Planos de Saúde e tire suas dúvidas.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page