top of page

Outubro Rosa: 6 importantes exames para prevenir o câncer de mama


Clique na seta e confira >>


A prevenção é a medida mais importante quando o assunto é câncer de mama. Isso porque, se descoberto em seus estágios iniciais, as chances de cura são de mais de 95%. Nesse sentido, as consultas e os check-ups preventivos não podem ser negligenciados pelas mulheres, especialmente após os 40 anos.

Mas quais são os exames mais importantes para a prevenção ao câncer de mama?


Autoexame

Apesar de não substituir os exames de imagem – muito mais precisos e eficazes – o autoexame das mamas deve ser uma prática rotineira na vida das mulheres. Principalmente porque é a partir desse hábito de avaliar o próprio corpo que a mulher será capaz de identificar mais facilmente caso algo diferente surja.


Mamografia

O principal exame de imagem para diagnóstico e acompanhamento do câncer de mama!

A mamografia é capaz de identificar – muito antes que o autoexame – a presença de alterações ainda milimétricas, como lesões, nódulos e tumores, ou ainda mudanças de densidade nas mamas.


Testes genéticos

Apesar de não serem indicados em todos os casos, os testes genéticos podem ser bastante úteis nos casos de pacientes que possuem história familiar positiva para o câncer de mama, especialmente casos de familiares que tiveram a doença antes dos 50 anos.


Marcadores tumorais

Os marcadores tumorais são exames de sangue que podem ser realizados para avaliar possíveis alterações em algumas proteínas do nosso organismo.


Ultrassonografia

A ultrassonografia (ou ecografia) mamária é outro importante exame utilizado para prevenção do câncer de mama e de diversas outras condições que possam afetar essa região.

Por meio dele é possível detectar a presença de nódulos nas mamas, inclusive com boa possibilidade de já esclarecer se são benignos ou não.


Biópsia

A biópsia é indicada como exame de confirmação da presença de um câncer de mama ou mesmo para determinar o tipo e o grau de agressividade das células cancerígenas.

Ela é realizada quando outros exames – como a mamografia – já mostraram fortes indícios da presença de um tumor.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page