• New Planecom

Ortopedista - O que faz e quando procurar?



A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A ortopedia cuida exatamente dessas partes, que costumam sofrer lesões e traumas, por diversos motivos. Pode ser um simples mau jeito, a falta ou excesso de esforço, o sedentarismo e, até mesmo, o avanço natural da idade.


Quando devemos ir ao ortopedista?

O problema principal, está no fato de que a maior parte das pessoas sempre espera alguns sintomas piorarem, para então, consultar o profissional. Esse é um erro que pode causar problemas mais sérios, dependendo da gravidade.


1. Dores nas costas

Apesar de, muitas vezes, os sintomas desaparecerem em poucos dias, algumas doenças mais graves podem surgir na região por diversos motivos. Geralmente, devido a uma postura inadequada na hora de sentar, de levantar e até de dormir. Pode ser, também, causada por levantamento de muito peso ou por um simples mau jeito.

O problema é que, se esses sintomas persistirem, é sinal de que algo está errado e pode ser que alguma doença ou lesão se instale ali. E o que antes era só uma dorzinha, pode vir a se tornar um problema sério, capaz até de impedir movimentos. É o caso de doenças, como lombalgia, artrose, hérnia de disco, lordose, escoliose, entre outras.


2. Doenças crônicas

Bom, se você, por acaso, já tiver o diagnóstico de alguma doença ou histórico familiar, então tem mais um motivo para ir ao ortopedista com mais frequência. Além das doenças que citamos no tópico anterior, há muitas outras que podem se desenvolver e apresentar sintomas muito além das dores nas costas.

A osteopenia é um desses exemplos de doenças, que consiste na perda da densidade dos ossos e que pode evoluir para uma osteoporose. Outra lesão muito comum, e que pode ser tratada pelo ortopedista, é a tendinite. Sabe aquela dor nas mãos ou nos ombros, geralmente causadas por repetições de movimentos? Pois é, em casos mais graves, essa inflamação pode se tornar crônica e atrapalhar bastante o movimento dos membros.

As causas são mais comuns do que se imagina. O uso constante do computador e, até mesmo, de celulares, pode ser uma delas. Assim que sentir os sintomas, a melhor coisa a se fazer é ir ao ortopedista e solicitar um diagnóstico.


3. Traumas antigos

Se você já quebrou algum osso ou sofreu com o deslocamento de algum membro, pode ser que, de vez em quando, alguns sintomas voltem a incomodar. Saiba que isso não é normal e, dessa forma, é bom procurar ajuda profissional.

O mesmo vale para pequenos acidentes, torções e pancadas que podem ocorrer no dia a dia e causarem dores na região afetada.


4. Dores musculares

Além das costas, o pescoço, os ombros, os pés, as pernas e os braços podem apresentar dores e lesões que surgem da noite para o dia. As causas também podem ser diversas. Essas partes são formadas por músculos, ossos e articulações importantes para os movimentos do corpo. Por esse motivo, qualquer sintoma diferente é importante ligar o alerta e acompanhar. Se os incômodos forem constantes, é hora de ir ao ortopedista para se informar melhor.


#newplanecom #plataforma #corretora #planos #saude #ortopedia #ortopedista #dornascostas

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo