top of page

Oculista x Oftalmologista: Quais as diferenças e o que faz cada um deles?



É comum as pessoas ficarem em dúvida se precisam de um oftalmologista ou oculista, e qual o papel de cada um para a saúde ocular. Mas afinal, qual a diferença entre esses dois profissionais?


Oftalmologista

O oftalmologista é o médico especialista de visão. O oftalmologista analisa e trata doenças relacionadas ao olho e a visão.

O médico é apto tanto para cuidar da correção de distúrbios da visão e prescrever tratamentos, quanto para realizar procedimentos cirúrgicos como cirurgia refrativa, retina, glaucoma, vias lacrimais, plástica ocular e etc.

Algum dos sintomas que você deveria procurar um oftalmologista são:

– Visão embaçada;

– Ver algum tipo de “mancha” na visão;

– Visão dupla;

– Olhos constantemente irritados;


De modo geral, o oftalmologista é o médico responsável por fazer os diagnósticos, prevenções, tratamentos e acompanhar as doenças relacionadas com os olhos.


Oculista

Já o oculista é um profissional especializado em interpretar corretamente as receitas passadas pelo oftalmologista e produzir, consertar e cuidar da manutenção das lentes e dos óculos. Podendo também orientar os melhores tipos de lentes e armações para cada caso.


Portanto, primeiramente, se você estiver com algum dos sintomas citados anteriormente, deverá procurar um oftalmologista e se necessário será encaminhado para um oculista.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page