• New Planecom

Obesidade infantil



Em todo o mundo, a obesidade vem apresentando um rápido aumento, inclusive em crianças e adolescentes.

Vários fatores são importantes para o desenvolvimento da obesidade, no entanto, os que poderiam explicar este crescente aumento estão relacionados, principalmente, às mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares. Muitas crianças e adolescentes têm consumido, cada vez mais, alimentos industrializados e ultraprocessados, ricos em gorduras e açúcares.

Além disso, com o aumento da violência, e de outras situações que nos incentivam a permanecer em casa, como o caso da pandemia do corona vírus, muitas crianças acabaram trocando as atividades físicas ao ar livre pelo computador e televisão.


Obesidade infantil: quais são os riscos para a saúde?

Os principais riscos associados ao excesso de peso na infância e na adolescência são o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como o diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão arterial (pressão alta) e as doenças cardiovasculares.

Essas doenças podem ser causadas por uma série de fatores de risco, sendo que os principais incluem, o sedentarismo, dieta rica em gorduras e açúcares – que estão presentes principalmente em alimentos ultraprocessados e fast-food – histórico familiar e hipercolesterolemia.


Como prevenir a obesidade infantil?

A adoção e manutenção de hábitos saudáveis é essencial para prevenir a obesidade infantil. Também é importante que crianças e adolescentes conheçam os seus níveis de colesterol e triglicerídeos. Não deixe de estimular a prática de atividade física e a adoção de hábitos saudáveis, além de procurar um profissional de saúde. Embora a principal causa da obesidade em crianças seja a alimentação inadequada, a obesidade infantil também pode ser causada por distúrbios endócrino-metabólicos.

Uma alimentação saudável, sobretudo na infância, é essencial para a saúde e o bem estar. A manutenção desses hábitos na vida adulta pode contribuir para que muitas doenças sejam evitadas.


#newplanecom #plataforma #corretora #planos #saude #obesidadeinfantil #obesidade #criancasaudavel #saudeinfantil

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo