top of page

O que são e como controlar os Triglicérides


Você provavelmente já fez um exame de sangue no laboratório e viu o nome “triglicérides” entre as medições. Esse é um exame bastante comum e que costuma ser solicitado toda vez que fazemos um check-up de saúde. Apesar disso, nem todas as pessoas sabem o que são os triglicérides.

Os triglicérides são moléculas de gordura, assim como o colesterol. No entanto, eles têm funções diferentes no nosso organismo. Enquanto o colesterol atua nas membranas celulares e na formação de alguns hormônios, os triglicérides servem para armazenar energia, que é fornecida basicamente pela alimentação.

Contudo, se os níveis no sangue forem muito elevados, no longo prazo a gordura vai se acumulando na parede dos vasos sanguíneos, e aumenta o risco de pancreatite e complicações cardiovasculares, como angina, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Em adultos, o nível normal dos triglicérides em jejum é de até 150 ml/dL. Quando esse número está elevado, não costuma haver sintomas. Por isso, sem exames, fica difícil descobrir a alteração.

Como reduzir os triglicérides

Geralmente, pessoas que consomem uma dieta rica em açúcar e carboidratos – como massas e pães – ou com excesso de gorduras saturadas – presentes em produtos industrializados e de origem animal – estão mais propensas a alterações na taxa de triglicérides


Para manter os índices de gordura no sangue em níveis normais, é muito importante manter uma alimentação balanceada de maneira regular. É necessário que essa mudança seja contínua.

Se os seus exames estão alterados, o ideal é buscar uma mudança duradoura no estilo de vida: se alimentar de forma saudável e praticar atividade física regularmente são as principais medidas. É importante reduzir o consumo de açúcar e carboidratos em excesso, controlar a ingestão de gorduras saturadas e aumentar o consumo de verduras e fibras.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page