top of page

O que a pele diz sobre a sua saúde


A pele é o maior órgão do corpo humano e pode nos ajudar a entender o que está acontecendo dentro do organismo. Vários problemas podem ser detectados através dela e, por isso, é importante ficar atento aos sinais e saber qual é o momento de procurar um especialista.

Se houver carência excessiva de algum nutriente, oligoelemento, vitamina ou todos juntos, como nas dietas muito restritas, alguns sinais clínicos serão evidentes: pele seca e descamante (como que esfarelando), queilites (lesões em lábios), dificuldade de cicatrização de feridas, coceira difusa por todo corpo (por causa da pele seca), além de queda de cabelo e unhas fracas e quebradiças

Com a carga de trabalho e de estresse cada vez mais intensa, muitas vezes as pessoas se alimentam de maneira errada e reduzem a ingestão de alguns alimentos por muito tempo sem mesmo perceberem. Além disso, a falta de nutrientes básicos refletida na pele também pode ser consequência de algum distúrbio na absorção dos alimentos no intestino. Quando isso acontece, mesmo com a ingestão adequada, certos oligoelementos ou vitaminas não conseguem atingir as células-alvo. Pode haver também alteração na metabolização do alimento, com o prejuízo da incorporação dele nas células.

Uma pele saudável e hidratada, independente da idade, não apresenta descamações nem rachaduras, tem um toque firme e um brilho característico. Qualquer alteração drástica ou o surgimento de manchas e sinais incomuns na pele, é recomendado a procura por um dermatologista.

A pele é nossa barreira protetora. Preste atenção em seus sinais e cuide bem dela!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page