top of page

Novembro Azul: o exercício como prevenção



O Novembro Azul, mês do combate ao câncer de próstata, é um movimento mundial que surgiu na Austrália, em 2003. Estudos e pesquisas já realizadas em todo o mundo mostraram que fazer atividade física regularmente reduz o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.


A Johns Hopkins Medicine, localizada em Baltimore, EUA, desenvolveu novas pesquisas afirmando o poder da atividade física no combate ao câncer de próstata. Esportistas que são regulares no ritmo treinos, têm menor chance de desenvolver câncer de próstata.


Já em outra pesquisa verificou-se que, o ganho de peso em homens que já passaram por tratamento, pode aumentar o risco da doença voltar a acometê-los. A obesidade pode interferir nas ferramentas de rastreamento do câncer de próstata, tornando mais difícil detectar com maior eficiência essa doença precocemente.

Um total de 548 pacientes morreram durante o estudo, 1/5 deles como resultado direto do diagnóstico de câncer de próstata. Mas a equipe de pesquisa constatou que quanto mais ativos eram os pacientes, quanto mais horas os pacientes se dedicavam a exercícios vigorosos, melhores eram os resultados em termos de sobrevivência.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page