Exames médicos mais comuns

O check up médico consiste na realização de uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, com a finalidade de avaliar a saúde do paciente como um todo, podendo diagnosticar doenças ou condições predisponentes de forma precoce.
Normalmente o check up deve ser realizado 1 vez por ano, e há alguns exames que são mais comuns.
Exame de sangue
Importante para verificar os níveis de glicemia, triglicerídeos, colesterol, etc. A partir da análise da taxa de açúcar, por exemplo, é possível diagnosticar portadores de diabetes.
Através do exame de sangue, é possível também avaliar as funções hepáticas. Esse tipo de avaliação serve para informar ao médico sobre o funcionamento do fígado do paciente. As disfunções hepáticas geralmente não apresentam muitos sintomas na fase inicial, difíceis de detectar sem a realização de um exame.
Outra avaliação importante que pode ser solicitada no exame de sangue é a análise do ácido úrico, ajudando a prevenir doenças como gota, artrite e a existência de cálculos renais.
Exame de fezes e urina
Os exames de fezes e urina são importantes, pois avaliam as principais vias de excreção do organismo. O exame de urina pode oferecer informações importantes sobre o estado fisiológico do organismo, sobre a presença e evolução de doenças sistêmicas e avalia o estado funcional dos rins.
Já o exame de fezes, analisa o material fecal do paciente com o objetivo de verificar a presença de parasitas, micro-organismos e possíveis bactérias.
Colonoscopia
A colonoscopia possibilita verificar o estado interno do revestimento dos intestinos, que previne e detecta precocemente a existência de câncer de cólon ou outras disfunções intestinais.
Ultrassonografia de abdome total
Útil para avaliar e diagnosticar alterações no fígado, vesícula biliar, rins, pâncreas, bexiga, grandes vasos. A ultrassonografia é um exame não invasivo, que não utiliza nenhum meio de contraste ou radiação. Suas imagens são geradas por meio de ondas sonoras de alta frequência.
Raio-X de tórax
Importante para analisar distúrbios e anormalidades dos órgãos da região torácica, como coração, pulmão, ossos e até mesmo os vasos sanguíneos do tórax.
Esse tipo de radiografia consiste em uma imagem parecida com uma fotografia da área, que utiliza pequenas doses de radiação para projetar uma imagem para que o médico analise os órgãos com precisão.
Eletrocardiograma
Para aqueles que não possuem histórico familiar, este exame pode começar a fazer parte do check-up anual a partir dos 50 anos. Serve para detectar o ritmo do coração e detectar possíveis problemas cardíacos.
Teste ergométrico
Também chamado de teste de esforço, esse exame serve para provocar o máximo esforço físico sob supervisão, em que é possível medir a pressão arterial. É um antigo método para identificar alterações no ritmo cardíaco ocasionadas pelo esforço.
Mamografia
Específico para mulheres, este exame é fundamental para detectar o câncer de mama e pequenas calcificações que podem gerar tumores malignos. Deve ser anualmente para aquelas que já completaram 40 anos. Caso haja histórico familiar, a paciente é considerada de alto risco e pode começar a realizar os exames a partir dos 35 anos.
O especialista pode ainda pedir uma ultrassom de mama para complementar o exame, ajudando a distinguir certas lesões.
Papanicolau
Também conhecido como preventivo, esse exame específico para as mulheres auxilia na detecção de infecções virais, bacterianas e por fungos, além de analisar as células pré-malignas do colo do útero, segundo câncer mais frequente nas mulheres.
Deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos, independente do histórico da paciente e, em alguns casos, pode ser solicitada uma ultrassonografia transvaginal para ajudar a detectar doenças como endometriose.
Dosagem da enzima PSA
Específico para homens, o “antígeno prostático específico” é utilizado para diagnosticar o câncer de próstata precocemente, além de ser utilizado no seguimento da doença e pós-tratamento. A avaliação total do resultado leva em conta os dados clínicos do paciente, fatores hereditários, idade, volume da próstata e uso de medicamentos.
#newplanecom #plataforma #corretora #planos #saude #planodesaude #exames #examelaboratorial #examederotina