top of page

Email, ligação ou Whatsapp, qual a melhor forma de contato com o cliente?



Será que existe uma forma certa para fechar vendas? Na verdade, a escolha varia conforme a preferência do cliente, a etapa do processo de vendas e o objetivo do contato. Por isso, antes de definir se você vai usar o e-mail, a ligação ou as mensagens por whatsapp, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes.


E-mail, ligação ou WhatsApp: Qual a melhor forma de entrar em contato com clientes?

Não existe uma receita ideal para utilizar e-mail, ligação ou Whatsapp ao realizar um contato com o cliente, porque a escolha varia conforme a preferência do cliente, o momento do processo comercial e o objetivo do contato. Por isso, antes de definir se você vai usar mais e-mails, ligações ou mensagens por whatsapp, é preciso levar em consideração três pontos importantes:


Perfil do cliente

Antes de escolher entre e-mail, ligação ou WhatsApp, é importante conhecer o perfil e as preferências do seu cliente, pois isso faz toda a diferença na escolha da forma de contato. Além disso, é preciso levar em consideração os detalhes de cada negociação.

A questão é utilizar a inteligência a seu favor para compreender qual é o melhor canal de comunicação para determinada situação. Uma boa ideia é usar esses três meios de contato e priorizar aquele que fizer mais sentido para o cliente.


Etapas do processo de vendas

Além de considerar o perfil e as preferências do seu cliente, é necessário escolher os canais de comunicação de acordo com as etapas do processo comercial. Se o seu negócio possui um ciclo de vendas longo, marcado por processos com diversas etapas, onde o vendedor e o cliente vão precisar negociar muitos detalhes em relação ao produto ou serviço, os canais de comunicação podem variar de uma etapa para outra.

O agendamento da reunião pode ser realizado por e-mail, enquanto o alinhamento de alguns detalhes pode ser feito pelo WhatsApp e o fechamento através de uma ligação, pois envolve perguntas e argumentos em que o vendedor precisa ser assertivo.


Qual é o objetivo do contato com o cliente?

Entender os objetivos do contato com o potencial cliente é um dos pontos em que precisam estar mapeados no processo comercial, desta maneira o vendedor terá claro esses pontos para poder trabalhar em busca do fechamento da venda.


Como você pode perceber, não existe uma forma certa para entrar em contato com o cliente, pois isso varia conforme as preferências de cada pessoa, a etapa do processo comercial e o objetivo do contato.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page