top of page

Disfunção Hormonal: o que é?



A disfunção hormonal consiste em um desequilíbrio na produção ou na secreção de um hormônio. Assim, o organismo pode ter o excesso ou a falta dessa substância. Devido a esse desequilíbrio, muitas atividades corporais são afetadas e isso interfere, inclusive, no bem-estar e na qualidade de vida.


Vale ressaltar que as disfunções hormonais afetam tanto homens quanto mulheres. Portanto, é fundamental dar atenção aos sintomas da disfunção hormonal e fazer um acompanhamento médico frequente para diagnosticar qualquer problema.


Quais são as principais disfunções hormonais?

Existem vários tipos de desequilíbrio que afetam o organismo humano. Sabendo o que é disfunção hormonal, é importante também conhecer os principais tipos. Nesse cenário, as mais comuns são as que abordaremos em seguida.


Hipo e hipertireoidismo

Localizada no pescoço, a glândula da tireoide produz os hormônios T3 e T4. Eles controlam todo o metabolismo do organismo e interferem em várias funções, como fertilidade, batimentos cardíacos, ritmo intestinal e queima de calorias.


Diabetes

É uma doença caracterizada por impactos na produção da insulina, hormônio que retira a glicose do sangue e leva às células para que as funções sejam devidamente exercidas. Com isso, há vários sintomas, como aumento da sede e da vontade de urinar, visão embaçada e náusea.

Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

Consiste no aumento da testosterona no organismo feminino. Isso gera a produção de cistos nos ovários. Eles causam acne, ausência ou irregularidade da menstruação e, em casos mais graves, infertilidade.


Menopausa

É um período do organismo da mulher em que há uma redução significativa na produção de estrógeno. Isso marca o fim da menstruação e da fase reprodutiva. Gera sintomas como redução do desejo sexual, ondas de calor, batimentos cardíacos acelerados e secura vaginal.


Andropausa

É conhecida também como síndrome de deficiência androgênica, ou menopausa masculina. É um processo natural, em que a produção de testosterona diminui. Assim, há redução do volume testicular, disfunção erétil, mitigação do desejo sexual, da força e da massa muscular, entre outros.


Quais os principais sintomas da disfunção hormonal?

Os sintomas dependem da doença. De toda forma, existem alguns sinais comuns a quase todos os tipos de disfunção hormonal. Por isso, vamos tratar deles. Confira, a seguir.


Queda de cabelo

A perda de fios incomoda homens e mulheres, sendo sintoma de um possível descontrole hormonal. Isso porque o estrogênio e a testosterona impactam a saúde dos folículos capilares. Portanto, o processo de queda tende a se intensificar.


Cansaço excessivo

A baixa produção dos hormônios tireoidianos ou desequilíbrios na secreção de melatonina impactam o nível de energia do indivíduo. Com isso, aparece o cansaço excessivo.

No caso do hipotireoidismo, essa sensação surge devido ao metabolismo lento. Por sua vez, a falta de melatonina causa insônias durante a noite. Esse sono de má qualidade leva a noites mal dormidas.


Desequilíbrio no peso

O emagrecimento ou o aumento de peso repentino pode sinalizar uma disfunção nos hormônios. Normalmente, isso está relacionado à tireoide.


Acne

A pele sofre com as alterações hormonais. Quando em excesso, a testosterona aumenta a sua oleosidade, o que a torna mais passível à acne.


Irregularidades no ciclo menstrual

Os ciclos menstruais irregulares indicam disfunção hormonal. Isso porque o processo envolve várias dessas substâncias, como aquelas excretadas pela tireoide. Assim, há uma influência na desregulação da menstruação.


Infertilidade

As mulheres dependem do ciclo menstrual regular para conseguirem engravidar. Portanto, as disfunções no sistema endócrino geram infertilidade.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page