top of page
  • New Planecom

Dicas para a sua saúde mental



Saber como manter a saúde mental em dia é muito relevante para desenvolver hábitos saudáveis e garantir o seu bem-estar como um todo. Confira algumas dicas importantes para cuidar de si, tanto do físico quanto mental.


Pratique atividades físicas

Exercícios são ótimos para fortalecer o corpo e também a mente. Estudos comprovam que mesmo atividades simples, como 30 minutos de caminhada todos os dias, ajudam a produzir serotonina, fortalecer a imunidade e melhorar a saúde como um todo.


Busque uma dieta balanceada e hidrate-se

Manter a ingestão de nutrientes em dia também contribui para ter mais disposição e colocar em prática atividades para cuidar da saúde mental. Uma dieta nutritiva e balanceada estimula os níveis de energia e disposição a se manterem elevados ao longo do dia.

Também é relevante se manter bem hidratado e limitar a ingestão de cafeína, considerando que ela bloqueia a melatonina e pode prejudicar o sono.


Priorize a qualidade do sono

Falando no assunto, para manter a saúde mental em dia é essencial dormir bem. Por isso, adote uma rotina que facilite esse momento. Evite cafeína por pelo menos 8 horas antes de dormir, fique longe da televisão e do celular por ao menos 30 minutos antes de dormir e busque ir para a cama sempre no mesmo horário.


Cuide bem dos seus relacionamentos

Nosso relacionamento com familiares e amigos é muito importante para nossa saúde mental, tanto na busca por suporte quanto na motivação em cuidar do próprio bem-estar para não gerar preocupações. Mais do que isso, ser grato e ajudar os outros eleva a moral e promove uma sensação positiva para a saúde mental.


Valorize sua personalidade

Estamos passando mais tempo olhando para nós mesmos e isso pode nos levar a focar em ditos defeitos e traços negativos. No entanto, é importante valorizar a própria personalidade, ser grato e reconhecer suas próprias conquistas.

Também podemos sempre melhorar esses traços, buscando novos talentos, hobbies e atividades que nos elevam como pessoa e promovem a sensação de bem-estar.


Aprenda a lidar com situações estressantes

Infelizmente, nem sempre é possível fugir de uma situação estressante. Porém, enfrentar o problema com uma abordagem prática, calma e relaxada pode ajudar na hora de lidar com isso.

Esteja focado na solução e não deixe que esses eventos tomem todo seu tempo e energia, sabendo principalmente a hora de deixá-los de lado e cuidar de si.


Doe-se

O voluntariado é uma excelente maneira de dar um novo propósito à vida e estimular a saúde mental.

Doar-se e fazer algo pelos outros sem esperar nada em troca é uma situação recompensadora e estimulante, que facilita a reconhecer nossos privilégios e promove a conscientização, ao mesmo tempo que nos ajuda a conhecer pessoas novas e criar novas conexões.


Tenha metas e objetivos realistas

Não se pressionar é importante para manter a saúde mental em dia, por isso, estabeleça metas para se estimular a desenvolver certas atividades, mas seja realista. Não coloque objetivos muito distantes ou estressantes, pois isso poderá provocar o efeito contrário.


Não tenha medo de pedir ajuda

É preciso reconhecer que pedir ajuda é uma demonstração de coragem e força, não de fraqueza. Reconhecer que não está tudo bem faz parte do processo de cura e abre a porta para encontrar uma solução válida.


#Newplanecom #Plataforma #Corretora #Planos #SaudeMental #JaneiroBranco

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page