• New Planecom

Dia Nacional de Combate ao Colesterol | Como prevenir?


Comemorado em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol traz um alerta para os riscos do colesterol alto. Que pode levar ao infarto e a insuficiência cardíaca.


O que faz o colesterol ficar alto?

Tanto o colesterol HDL “bom” quanto o LDL “ruim” são enviados do fígado para a circulação. Estima-se que cerca de 85% dos níveis de colesterol ruim são secundários à secreção pelo fígado, enquanto que 15% são provenientes da dieta.


Níveis altos de LDL (colesterol ruim) no sangue são um importante fator de risco para problemas no coração, entre eles a doença das artérias que podem determinar a angina ou o infarto. Além disso, também estão relacionados a outros tipos de complicação como doenças da principal artéria do corpo – a aorta, além de demência e acidente vascular encefálico – o derrame cerebral. Por outro lado, níveis altos de HDL (colesterol bom) podem conferir algum grau de proteção para estas doenças.


É possível prevenir? Como?

O estilo de vida está ligado aos hábitos alimentares e ao grau de atividade física, fatores que influenciam diretamente a saúde da população. Ter um estilo de vida saudável, ou seja, praticar exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada como parte da rotina é fundamental nesse sentido. Mas alimentar-se bem não é, necessariamente, restringir totalmente determinados alimentos. O ideal é manter um equilíbrio entre essas escolhas e entender o que pode contribuir para o bom funcionamento do corpo.


#Newplanecom #Plataforma #Corretora #Planos #Colesterol #DiaNacionaldeCombateaoColesterol #Saude

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo