Coparticipação

Se você está procurando um convênio mais em conta, pode ser que um plano de saúde com coparticipação seja uma opção interessante para você, para sua família ou para a sua empresa.
Confira os detalhes sobre essa modalidade.
De acordo com a ANS, coparticipação é o valor que o beneficiário de um plano de saúde paga para a operadora depois de realizar um procedimento, como consultas e exames. Por isso, o plano de saúde com coparticipação são mais baratos do que os convencionais.
Geralmente, a coparticipação é paga mensalmente e o valor varia de uma operadora para outra, podendo ser uma porcentagem ou um valor fixo. Porém, a cobrança sempre deve estar de acordo com as normas da ANS.
Contudo, em relação a cobertura e rede credenciada, os convênios com coparticipação e os tradicionais são iguais.
Segundo a ANS, o valor pago pela coparticipação pode ser fixo ou uma porcentagem do procedimento. Mas, esse valor não pode ser maior do que a mensalidade do plano e/ou as doze parcelas do ano.
Além disso, a porcentagem máxima de coparticipação para exames e consultas é de 40%. Já no caso do atendimento em pronto socorro é obrigatório que a coparticipação tenha um valor fixo que não ultrapasse 50% da mensalidade do plano.
A ANS também rege que as operadoras não podem cobrar coparticipação diferenciada de acordo com a doença nem limitar o número de alguns tratamentos crônicos, como hemodiálise e quimioterapia.
Como é feita a cobrança?
A cobrança da coparticipação varia de acordo com o plano que você contratar.
No caso no plano individual e coletivo por adesão, a cobrança é feita na fatura mensal junto com a mensalidade fixa.
Por outro lado, nos planos empresariais, a cobrança é realizada diretamente na folha de pagamento do colaborador. Geralmente, a empresa fica responsável por pagar a mensalidade, e o colaborador a comparticipação. E as operadoras são obrigadas a disponibilizar para os seus beneficiários um demonstrativo de utilização no site.
Para quem o plano de saúde com coparticipação é indicado?
Como o valor da mensalidade do plano de saúde com coparticipação pode variar de um mês para o outro, ele é indicado principalmente para quem não tem problemas crônicos de saúde e usa o convenio de forma mais pontual.
No caso de idosos ou indivíduos com comorbidades crônicas, que precisam realizar várias consultas e exames, um plano de saúde com coparticipação pode não ser vantajoso financeiramente.
#newplanecom #plataforma #corretora #planos #saude #coparticipacao #planodesaude