top of page

Como ter clientes satisfeitos



Toda pessoa que quer ter bons resultados se esforça para agradar os clientes. Afinal, um cliente satisfeito, além de se manter fiel, costuma indicar o serviço para outras pessoas.

Investir na satisfação do seu público é fundamental para a estabilidade e o crescimento de qualquer marca. E para isso, é essencial manter boas práticas como:


Oferecer um bom atendimento

Ter um bom atendimento é o primeiro passo para atrair seu público e deixar seu cliente satisfeito. De nada adianta oferecer um bom produto, se sua relação no dia a dia é ruim.

Quando falamos de atendimento, estamos tratando de todas as frentes, do contato inicial num site, numa rede social, num espaço físico ou no WhatsApp até o processo de recebimento de uma reclamação, da tratativa de um problema, de um pedido de manutenção ou da renovação de um contrato.


Ser honesto e transparente

Seja honesto com seus clientes. Entenda exatamente o que ele precisa, tire suas dúvidas, seja transparente. Não esconda nada, nem deixe dúvidas no ar.

Uma postura pouco clara ou notadamente desonesta traz resultados negativos ou inseguranças durante todo o processo e causa uma série de problemas recorrentes que vão desgastar sua relação com o cliente.


Manter os prazos em dia

Faça de tudo para cumprir seus prazos. Avalie bem a demanda e a necessidade do cliente, considere o tempo de execução e não se atrase.

Se puder, procure antecipar as entregas antes dos prazos estipulados. Ao fazer isso, você vai se destacar e mostrar sua preocupação com a satisfação do seu consumidor.


Demonstrar empatia e estar disposto a ajudar

Inúmeros fatores podem implicar em um dia ruim ou em uma dificuldade no trabalho. Se você notar alguma situação fora do comum, seja empático e se disponha a ajudar.

Além disso, muitas vezes o cliente vai te ver como especialista no segmento. Portanto, é normal que ele te procure para entender alguns processos ou inseguranças. Tire suas principais dúvidas e tranquilize seu cliente.


Surpreenda e deixe seu cliente satisfeito!

Quem não gosta de receber mais do que foi prometido ou de ser surpreendido com o resultado final? Ao fechar um contrato, procure superar as expectativas para deixar seu cliente satisfeito.

Pequenos detalhes como um brinde inesperado, um serviço extra ou mesmo uma demonstração de cuidado com algo que não foi combinado, podem fazer com que seu cliente se sinta especial e nunca te esqueça.


Ter contato ativo com seus clientes

A distância é um dos seus maiores inimigos na hora de obter bons resultados e deixar seu cliente satisfeito. Por isso, não deixe seu cliente sentir que está abandonado ou ficar sem atualizações por muitos dias. Sempre informe sobre o andamento dos processos e ofereça opções de contato direto.

Caso o processo de venda tenha sido concluído, mande mensagens de tempos em tempos, perguntando se o produto tem agradado, se há o interesse em adquirir outro, etc. Deixe o cliente saber que você está lá para quando ele ou alguém que ele conheça precisar.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page