• New Planecom

Como se desligar e relaxar a mente após o trabalho


Depois de um dia puxado e cansativo, é difícil se desligar do trabalho? Existem algumas medidas que podem ajudam a reverter essa situação, e a cuidar da sua saúde mental. Confira!


Leia um livro

A literatura é uma excelente aliada quando o assunto é relaxar a mente, afinal, você imerge em um universo à parte, se divertindo e se entretendo com os mais diversos personagens e histórias.


Aqui vai uma sugestão: dê preferência a obras com conteúdos mais leves, narrativas menos complexas e textos menos densos. Lembre-se que a ideia é descansar e desopilar a mente, não sobrecarregá-la com informações e assuntos impactantes.


Pratique uma atividade física

O exercício contribui para o aumento de neurotransmissores que promovem o bem-estar físico e mental, como a dopamina e a serotonina. Em paralelo, ele também ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio responsável pelos sintomas de estresse.


“Qual atividade física devo fazer?", você pode estar se questionando. A resposta é você quem decide. Há inúmeras modalidades disponíveis em academias e clubes esportivos, como musculação, vôlei, dança, tênis, futebol, crossfit etc.


Vale a pena experimentá-las para identificar aquela que você tem mais interesse e satisfação em praticar. Uma dica extra: ao se exercitar à noite, dê preferência por atividades leves ou moderadas que não deixem o seu corpo e a sua mente muito ativos e em estado de alerta, algo que pode afetar o seu sono.


Evite consumir notícias antes de dormir

Além do que já foi falado sobre como relaxar a mente, evite consumir notícias na Internet — em especial, nas redes sociais — antes de dormir. Muitas matérias trazem informações, imagens e até comentários sobre situações delicadas, como desastres naturais ou casos de violência, que podem abalar o nosso estado emocional e nos levar a desenvolver problemas sérios (como a gastrite nervosa).


Como consequência, nosso humor fica para baixo, o nível de ansiedade aumenta e o estresse diminui drasticamente a nossa capacidade de repousar. No fim das contas, a rotina de sono pode ficar completamente desregulada.


Se você quiser se informar sobre o que acontece na sua cidade e/ou no mundo, deixe para fazer isso na manhã seguinte, quando você está com a mente mais descansada e tem outros afazeres posteriores.


Tenha uma boa noite de sono

Por último, tenha uma boa noite de repouso. Para que isso aconteça, é importante que você tome algumas ações para ter uma rotina de sono equilibrada. A primeira delas é ter um horário certo para dormir e acordar. Por exemplo:

deitar às 21 horas e levantar às 5 horas;

deitar às 22 horas e levantar às 6 horas;

deitar às 23 horas e levantar às 7 horas.


Isso é importante para assegurar que você descanse, pelo menos, oito horas por dia. Para completar, você pode adotar alguns hábitos que ajudam na preparação para a hora de dormir, induzindo o corpo e a mente ao relaxamento. É o caso de tomar um banho com água morna, fazer um escalda-pés, realizar uma automassagem e por aí vai.


Gostou das dicas de como relaxar a mente? Não deixe de colocá-las em prática! Isso é essencial não só para contornar o estresse e a ansiedade do dia a dia, mas para preservar a sua saúde mental e o seu bem-estar emocional. Sem esses dois aspectos, as nossas vidas pessoal, profissional e acadêmica são diretamente afetadas. Cuidar de si mesmo não é um exagero, é uma demonstração de carinho e respeito por você!


#Newplanecom #Plataforma #Corretora #Planos #Saude #Relaxar #Descanso #SaudeMental #Sono #Estresse

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo