top of page

Como manter a imunidade alta?



O sistema imunológico é responsável pela defesa do nosso organismo contra invasores externos, estando entre alguns deles o temido vírus.

Quando nossa imunidade se encontra baixa consequentemente temos maior chances de contrair algum microrganismo.

Com a situação atual da pandemia de covid-19 no país, se faz mais necessário ainda ter esse cuidado preventivo com a nossa imunidade. Algumas práticas são essenciais nesse caso, veja:


1. Alimentação

Ajudando nosso organismo a se defender da infecção.

Muitas vitaminas e sais minerais exercem ação antiviral e todas podem ser encontradas em alimentos que devem ser prioridade nesse momento.

Dentre estes sais minerais, o selênio atua contra o vírus da influenza e coronavírus aviário, e o zinco ajuda na não transmissão do novo coronavírus, SARS-CoV-2.


Os alimentos ricos em selênio são:

· Castanha do Pará (principal fonte de selênio)

· Farinha de Trigo

· Ovo

· Frango

· Carne Bovina

· Feijão

· Queijo


O Zinco podemos encontrar em:

· Ostras e frutos do mar

· Carne de todos os tipos, principalmente vermelha

· Sementes de abóbora

· Amêndoas


É importante consumir alimentos ricos em vitaminas A, B, C, D e E, como:

· Gengibre

· Linhaça

· Aveia

· Brócolis

· Soja

· Mel


Vale ressaltar que estes compostos podem trazer efeitos nocivos para a saúde caso sejam ingeridos em excesso. Busque inseri-los na alimentação, seguindo uma dieta balanceada.


2. Exercício físico

Praticar exercícios físicos auxilia a saúde mental e fortalece a saúde física. É importante ressaltar que, com o isolamento social sendo recomendado, as atividades devem ser realizadas no ambiente residencial. Quando ocorrerem em espaços abertos (como ruas, praças etc.), não devem ser realizadas em grupos e nem promover a interação social.

Algumas opções são ver tutoriais de dança e imitar os movimentos do vídeo, descer e subir escadas, caminhar pelo quintal - o importante é se mexer!


3. Sono regular

Um sono irregular também compromete o seu sistema imunológico. Ter uma boa noite de sono ajuda na renovação das células e promove um equilíbrio maior dos hormônios, responsáveis por prevenir doenças infecciosas. O recomendado para um indivíduo adulto é de 7 a 8 horas de sono por noite.


4. Não consumir álcool ou cigarro

De acordo com estudos realizados no "Instituto Norte-Americano de Alcoolismo e Abuso do Álcool (NIAAA, em inglês)” o consumo excessivo de bebidas alcoólicas enfraquece nosso sistema imunológico, deixando o corpo mais propenso a contrair doenças.


5. Beber água

A hidratação é fundamental para o nosso corpo. Ela é responsável pelo funcionamento de todas as células e órgãos, inclusive pela defesa contra os agentes infecciosos.

Uma hidratação adequada previne que as mucosas sequem, dificultando o acesso dos vírus presentes na atmosfera.


6. Redução do stress

Sabemos que o isolamento social é difícil e pode gerar o aumento do stress e falta de paciência.

Há algumas atitudes que podemos tomar durante o dia para o bem da nossa saúde mental.

Você pode relaxar de várias outras formas como: ler um livro, escutar músicas que gosta, rever um filme da infância ou assistir a um filme sobre um assunto que você tenha interesse, cozinhar ou simplesmente desligar-se do celular e da internet por um tempo e permitir-se ficar à toa.

O importante é tirar um tempo para você! Diminua a pressão sobre você mesmo, para que os dias de isolamento se tornem mais leves e fáceis de lidar.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page