top of page

Como manter a disciplina e evitar a procrastinação?



Quem nunca deixou de lado algumas tarefas complicadas e chatas? Isso costuma ser mais comum do que imaginamos.


Procrastinar é o ato de adiar e de deixar para depois tarefas urgentes, sendo a maior inimiga da produtividade. Atrasar uma obrigação é um grande problema do qual você provavelmente se arrependerá depois. Lista de tarefas é o que mais temos: planos e projetos para realizar, obedecer a uma rotina de estudos, promessas para cumprir etc.


Caso não exista uma organização ou planejamento, com certeza muitas responsabilidades serão prorrogadas até a última hora. Por isso, neste post, vamos mostrar como evitar a procrastinação.


Organize seus horários

Muitos trabalhadores ou estudantes que deixam para fazer tarefas no último minuto acabam procrastinando porque fica desanimado só de pensar em passar o dia inteiro fazendo uma tarefa. A fim de evitar isso, é importante definir os horários específicos para cada atividade, com início e fim.

Uma boa dica é usar uma agenda na qual possa delimitar esses períodos, ou até mesmo um aplicativo capaz de lembrar a hora de início e de término de cada uma delas. Nesse caso, aposte no Método Pomodoro, uma das técnicas de estudo que divide o horário para estudar ou trabalhar em blocos de 25 minutos de foco, com uma pausa de 5 minutos para descanso.


Crie metas

Não tem como fugir. Para evitar a procrastinação é necessário, inicialmente, criar uma lista com metas claras. Mas não adianta colocar um objetivo grande demais, sabendo que será difícil cumpri-lo.

Assim, fique atento a listar itens com reais chances de conclusão. Caso contrário, você poderá se decepcionar por estar longe demais do resultado final e, provavelmente, procrastinará.


Estabeleça recompensas pessoais

Outra boa dica de como parar com a procrastinação é desenvolver um sistema de recompensas. Estudar ou trabalhar o tempo todo, sem nenhuma pausa, pode ser muito cansativo. Assim, é fundamental compreender que cada pessoa tem um ritmo, que precisa ser respeitado.

Por isso, não se compare com os outros e faça as tarefas em seu ritmo, certificando-se de dar pausas e recompensas após cada atividade realizada. Por exemplo, você pode parar um pouco e assistir a um filme ou a um episódio de sua série favorita, ou se presentear com um doce para cada tarefa feita? Desse modo, você garante um estímulo extra, além de conseguir descansar com o sentimento de dever cumprido.


Faça uma coisa de cada vez

Em decorrência da ansiedade, é comum começarmos a fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo para terminá-la rápido. Contudo, não dedicamos a atenção necessária no cumprimento de cada uma. Logo, crie uma lista das tarefas, colocando as que são mais urgentes em primeiro lugar.

No final, tudo será entregue com qualidade e no horário certo. Além disso, observe-se durante o dia e registre em quais momentos você se sente mais concentrado. Ao perceber como funciona o seu cérebro, é possível aproveitar o tempo distribuindo as obrigações corretamente, com direito a um intervalo de descanso.


Bloqueie os estímulos externos

Muitas pessoas têm dificuldade em iniciar e em terminar algumas tarefas no tempo preestabelecido, e isso ocorre em decorrência dos estímulos externos que podem tirar o foco. Portanto, desative as notificações do celular e feche as redes sociais por um tempo.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page