top of page

Como lidar com idosos em isolamento


Em tempos de pandemia e afastamento social mandatório, por fazer parte de um grupo com alto risco de contágio e agravamento dos sintomas da Covid-19, os idosos precisam ser observados de perto nesse momento em que manter-se afastado do convívio social é a melhor maneira de evitar a propagação da doença. Porém o isolamento pode causar algumas consequências negativas na saúde mental, pois há quem possa se sentir mais sozinho que o normal.

Essa questão é especialmente importante no caso de pessoas idosas, em muitos casos, elas sentem falta da interação social de familiares e amigos, ficando mais tristes e ansiosos. Confira dicas para amenizar esses sentimentos:

Converse sobre suas histórias antigas e reveja junto fotos de momentos importantes com boas recordações

Procure jogos como damas ou dominó. Eles podem ser uma forma de distração para os mais velhos e tiram o foco de notícias ruins

Assista a filmes ou programas juntos. Ajuda a relaxar e, caso estejam longe, combinem de ver o mesmo filme simultaneamente, cada um em sua casa, e comentar sobre ele depois

Incentive-os a cuidar do corpo e fazer atividades que gostam, como dançar, cozinhar, ler, ouvir música, cultivar plantas.

Tire alguns minutos do dia para tomar sol, aproveitar para absorver vitamina D e tentar relaxar.

Tome cuidado para não infantilizar o idoso, pois isso pode afetar sua autoestima.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page