top of page

Como dentes desalinhados podem afetar a sua saúde no geral?



Ter dentes desalinhados pode acarretar prejuízos na estética, o que compromete a aparência e também a autoestima. O que muita gente não sabe é que esse quadro pode desencadear em diversos problemas de saúde.


Por que os dentes ficam malposicionados?

Muitas pessoas apresentam dentes desalinhados e uma das causas para o problema pode ser hereditária. No entanto, há ainda fatores externos que interferem no posicionamento correto da dentição, como:

- hábito de chupar o dedo;

- uso de chupeta e mamadeira;

- perda óssea, decorrente da ausência de um ou mais dentes;

- respiração pela boca;

- problema na arcada decorrente de acidentes.


Quais os prejuízos de ter dentes desalinhados para a saúde?

Dentes desalinhados podem comprometer a mastigação, a higienização bucal adequada e ter como consequência, inclusive, disfunções na articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio e realiza os movimentos da boca.


Dores de cabeça e na região do rosto

Dentes malposicionados podem fazer a pessoa forçar os músculos da mastigação, gerando problemas na ATM. O resultado pode ser fortes dores no rosto, de cabeça e até nos ouvidos. O problema é que muitos pacientes com esses sintomas nem desconfiam que a origem dessas dores seja o sorriso desalinhado. Sendo assim, acabam procurando vários médicos diferentes e não consideram que o tratamento deve ser feito no dentista.


Dores na coluna

Surpreendentemente a situação também pode causar dores na coluna. Isso ocorre porque os dentes desalinhados sobrecarregam articulações e ossos e forçam a pessoa a manter o posicionamento errado da cabeça, afetando, dessa forma, a postura.


Maior risco de cáries e gengivite

Dentes que não estão em suas posições corretas dificultam bastante a limpeza bucal completa. Dessa maneira, as pessoas não conseguem retirar todos os restos de alimentos na escovação, aumentando assim as chances de cáries e também de gengivite.


Mau hálito

Outro incômodo que a higienização bucal incompleta provoca é o mau hálito, que traz prejuízos para a vida pessoal e profissional do indivíduo.


Problemas na digestão

Cada dente tem uma função na mastigação e, por isso, quem possui o sorriso desalinhado pode não conseguir realizar esse processo de forma eficaz. Quando os alimentos não são completamente triturados na boca, é possível que causem problemas digestivos.


É importante ter a orientação do seu dentista, para entender o melhor tratamento para o seu caso.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page