• New Planecom

Clínico geral ou médico especialista?



Existem diversos tipos de médicos no mercado e é comum ficarmos em dúvida sobre qual profissional recorrer na hora de marcar uma consulta.

Se vamos optar por passar no clínico geral ou em algum médico especialista, vai depender muito de cada situação.


Clínico Geral

A consulta com clínico geral deve ser feita principalmente quando não há indícios sobre as causas de um problema. Por exemplo, se você for a um posto de saúde com febre e náuseas, esses sintomas podem indicar desde infecções virais e bacterianas até problemas intestinais ou neurológicos.

Nesse sentido, uma função do generalista é realizar o primeiro atendimento, podendo prescrever um tratamento ou encaminhar para um especialista, dependendo da complexidade do caso.

Isso não significa que esse tipo de profissional também não possa fazer um acompanhamento mais completo. Muitas vezes, ele é o mais procurado para tratar alguns problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e gastrite. Além disso, é bastante indicado para um check-up médico, solicitando exames de rotina e encaminhando para especialistas apenas quando aparece alguma anormalidade.


Especialista

Se uma pessoa tem náuseas, vômitos e dores no estômago de maneira contínua, por exemplo, é recomendado que ela procure um gastroenterologista, que é o especialista em doenças no trato digestivo. Da mesma forma, ela pode procurar um neurologista caso sinta dores de cabeça frequentes.

Um especialista também pode ser consultado de modo preventivo. É o caso dos exames preventivos do coração, realizados por um cardiologista, dos exames oftalmológicos, entre outros. Além disso, os especialistas são os mais indicados em atendimentos de urgência, como quando uma pessoa sofre uma fratura (ortopedista) ou precisa ser internado (intensivista).

Portanto, o ideal é procurar por eles quando origem de um problema já é conhecida, ainda que de modo aparente.


#newplanecom #plataforma #corretora #planos #saude #medicoespecialista #clinicogeral #medico #atendimentomedico #ortopedista #gastroenterologista #cardiologista

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo