top of page

Cirurgia refrativa pelo plano de saúde



Há quem não aguente mais fazer o uso dos óculos de grau ou das lentes de contato, e acabam recorrendo a cirurgia refrativa. Nesse momento, as dúvidas vão desde a eficácia da cirurgia, como é o pós-operatório, até a parte do pagamento. Mas afinal, a cirurgia refrativa pode ser realizada pelo plano de saúde?


Quais os critérios para fazer cirurgia refrativa pelo plano de saúde?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina a cobertura obrigatória da cirurgia refrativa, desde que o paciente se enquadre em alguns pré-requisitos e critérios, como:

  • Ter mais de 18 anos e possuir grau estável há um ano.

  • Ter miopia moderada e grave: entre 5,0 a 10,0 graus. Em caso de astigmatismo associado, deve ter até 4,0 graus de astigmatismo.

  • Ter Hipermetropia com até 6,0 graus. Em caso de astigmatismo associado, deve ter até 4,0 graus de astigmatismo.


Esses parâmetros foram definidos pelos planos de saúde levando em consideração os resultados clínicos observados nos quais o procedimento trouxe melhora considerável na qualidade de vida dos pacientes.

Sobre a cirurgia:

A cirurgia é realizada apenas com anestesia local (colírio), sendo relativamente rápida e de caráter ambulatorial, ou seja, com menos riscos.

Não há necessidade de pontos, tampão ou curativo, sequer de internação. Acabando o procedimento, o paciente já pode voltar para casa.

A cirurgia oferece inúmeros benefícios quanto a qualidade de vida do paciente: melhora da visão sem as limitações das lentes corretivas; independência de correção (óculos ou lentes de contato) na prática de esportes, banhos de piscina, passeios etc.


Há riscos ou efeitos colaterais?

Quem passa pelo procedimento precisa aceitar os riscos envolvidos e os efeitos colaterais que podem ocorrer. A cirurgia, em si, não tem um histórico de ser perigosa ou de ter riscos preocupantes.

Os principais efeitos já relatados foram olho seco e o descolamento da camada da córnea que é modificada na cirurgia, mas ambos os efeitos possuem tratamento. Além disso, outro ponto de alerta é que, mesmo realizando a cirurgia, você ainda pode precisar utilizar óculos ou lentes de contato para o melhor resultado e aproveitamento da sua visão.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page