• New Planecom

Câncer colorretal


Há um tipo de câncer que figura entre os mais frequentes, mas é bastante esquecido: o câncer colorretal, localizado na parte inferior do trato digestivo. Todo ano, cerca de 1,4 milhão de casos são diagnosticados em todo o mundo, e aproximadamente 700 mil mortes são associadas a ele. O mês de março foi escolhido para levantar a bandeira de prevenção contra esse tipo de câncer, o chamado Março Azul-Marinho.

Veja algumas dicas de como se prevenir:


Atividade física

A prática de exercícios físicos protege o organismo contra o câncer colorretal de duas maneiras: diminuindo a resistência à insulina – que estimula todas as células a crescerem, inclusive as cancerígenas – e liberando endorfina, hormônio que fortalece o sistema imunológico. A população que adota atividades físicas no dia a dia tem 25% menos risco de ter câncer colorretal.

Frutas e vegetais

Quanto mais frutas e vegetais estiverem presentes no prato, menos espaço haverá para gorduras e carnes processadas, que aumentam o risco do câncer colorretal. Há uma estimativa de que 800 gramas por dia podem reduzir o risco de câncer colorretal em 25%.

Dieta rica em fibras

As fibras dos cereais e de vegetais, como brócolis, couve e espinafre, aceleram o trânsito intestinal e agridem menos as células da mucosa do intestino, diminuindo o risco de desenvolvimento do câncer colorretal.

Consumir leite e seus derivados

É o fator protetor um tanto quanto controverso. Estudos experimentais mostram que há menos risco de ter câncer colorretal quando se consome leite e seus derivados com frequência, mas a razão para isso ainda é desconhecida.

Vitamina D

Pacientes com câncer, podem apresentar melhoras quando obtém vitamina D, talvez porque ela diminui inflamações.

Os níveis adequados de absorção de vitamina D pelo organismo podem vir da combinação entre alimentação balanceada e exposição ao sol ou da suplementação, já que boa parte da população não tem acesso aos banhos de sol diários necessários.

Consumir peixe

Assim como no caso das frutas e vegetais, não se sabe a quantidade exata, mas associa-se a entrada do peixe à saída da carne processada do prato, uma substituição que só traz benefícios para a saúde de todos


#newplanecom #plataforma #corretora #planos #saude #cancercolorretal #marcoazulmarinho #prevencao

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo