top of page

As vantagens da telemedicina



Você sabe quais são as vantagens da telemedicina? Após a pandemia provocada pelo coronavírus e com o surgimento de novas tecnologias, a telemedicina se tornou cada vez mais popular – e importante. Isso teve um efeito profundo no setor de saúde como um todo, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. Existem inúmeras vantagens na telemedicina, algumas das quais não são necessariamente óbvias à primeira vista.


A telemedicina aumenta o acesso aos cuidados

A telemedicina permite que você obtenha assistência médica a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que você tenha uma conexão com a Internet. Isso permite que um número maior de pessoas acesse os serviços de saúde com significativamente menos problemas. Isso é especialmente útil para pessoas com mais necessidades de assistência médica, mas também com dificuldade em obter os cuidados de que precisam, como idosos ou pessoas com deficiência.

Também é um grande benefício para áreas rurais ou remotas, onde pode haver poucos ou nenhum profissional de saúde em uma grande área geográfica e acesso mínimo ao transporte para procurar um médico a uma hora ou mais de distância de sua casa.


A telemedicina reduz os custos em saúde

A telemedicina costuma ser significativamente menos dispendiosa do que as consultas presenciais tradicionais, tanto para os pacientes quanto para os médicos. Para a maioria dos pacientes, onde o custo do atendimento geralmente pode ser uma barreira para obter tratamento ou diagnóstico, a economia de custos pode ser um exemplo importante das vantagens da telemedicina.


Os médicos podem atender mais pacientes, reduzir ou compensar os custos indiretos e economizar pacientes que perdem o tempo de trabalho por ficarem esperando por horas na sala de espera. Além do tempo, o paciente também economiza os custos com transporte. Tudo isso resulta em economia de custos, para os médicos, hospitais e pacientes.


A telemedicina facilita a comunicação direta

A telemedicina conecta os pacientes diretamente com seus médicos e outros profissionais de saúde.

Isso é especialmente útil quando o paciente tem dúvidas, mas não precisa necessariamente de uma consulta completa, como, por exemplo, se tiver perguntas de acompanhamento sobre um novo medicamento.

Essa comunicação rápida, remota e direta não é apenas um exemplo das vantagens da telemedicina para os pacientes, mas também para médicos e profissionais de saúde.


A telemedicina proporciona ótimos resultados em saúde mental

O atendimento em saúde mental é outra área em que a telemedicina demonstrou ter um impacto real e significativo no atendimento ao paciente. Grande parte dos cuidados de saúde mental que ocorrem não requerem exames físicos – normalmente é feito por terapia de fala ou avaliações e gerenciamento de medicamentos. Isso faz com que os cuidados de saúde mental sejam um dos principais candidatos à telemedicina. Reduz a necessidade de viagens, o tempo perdido nas salas de espera e os custos para os pacientes – apenas algumas das vantagens da telemedicina para o campo da saúde mental.


A telemedicina facilita o tratamento medicamentoso

Geralmente, existem muitas etapas envolvidas na obtenção de medicamentos, mas a telemedicina torna significativamente mais fácil para os pacientes obter e reabastecer as suas prescrições.


A telemedicina está continuamente em evolução

Como toda tecnologia, as possibilidades da telemedicina continuam mudando e evoluindo!

Mais interesse em telemedicina, maior conectividade, novos dispositivos e técnicas mais inovadoras significam que novos softwares e usos estão sendo criados e testados o tempo todo.

Algumas das maiores vantagens da telemedicina nos próximos anos podem ser coisas que ainda não foram consideradas. Com um aumento no uso de softwares e aplicativos desenvolvidos especialmente para a telemedicina, é provável que ainda mais pessoas possam ter acesso a serviços de saúde mais significativos, úteis e convenientes, de maneiras que ainda nem pensamos.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page