top of page

As 6 doenças mais comuns em homens



Eles costumam ir menos ao médico, dão pouca atenção a pequenos sintomas que surgem no dia a dia e, muitas vezes, acham que se preocupar com a saúde não é importante. Quando se trata de saúde e bem-estar, uma parcela considerável dos homens ainda é muito negligente. Esse é um dos motivos que levam os brasileiros a terem menor expectativa de vida do que as mulheres. Pensando nisso, foi criado o movimento Novembro Azul.


Confira as doenças que mais afetam a saúde do homem:


1. Câncer de Pele

O câncer de pele é o tipo da doença que mais atinge homens e mulheres, dividindo-se em dois tipos: melanomas e não melanomas. A maioria dos casos tem origem na irradiação solar, e são eles os que menos usam o filtro solar, imprescindível na prevenção da doença.


2. Câncer de Próstata

Este é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens, principalmente a partir dos 40 anos. As chances de cura do câncer de próstata são altas quando o diagnóstico e tratamento são realizados no início. É indicado a realização periódica do exame de PSA – Antígeno Prostático Específico – e também da consulta ao urologista, onde é indicado a realização do exame de toque retal.


3. Câncer de testículo

Apesar de atingir os homens em menor proporção, diferentemente do câncer de próstata, o câncer de testículo é mais comum na fase reprodutiva, dos 15 aos 50 anos. As chances de cura também são altas quando o tratamento é realizado ainda no início. Para a sua detecção, é essencial que os homens realizem o autoexame mensalmente e consultem o urologista caso percebam alguma alteração.


4. Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão atinge quase duas vezes mais homens do que mulheres e a maioria dos casos está relacionada ao tabagismo. Tosse constante, dor no tórax, escarros com sangue e falta de ar são alguns dos principais sintomas.


5. Doenças Hepáticas

As doenças hepáticas, aquelas que atingem o fígado, também são mais comuns nos homens. Alguns exemplos são: cirrose, hepatites, esteatose e câncer de fígado. Esse tipo de doença pode ser resultantes tanto de heranças genéticas ou vírus quanto de uso excessivo de álcool e hábitos de vida pouco saudáveis. Obesidade e idade avançada também aumentam a probabilidade de adquirir uma doença hepática.


6. Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são as principais causadoras de morte no Brasil e, novamente, a incidência também é maior entre os homens: infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral. A prevenção inclui hábitos de vida saudáveis, como alimentação, tabagismo e prática de exercícios físicos, além de acompanhamento médico periódico.



Como é possível perceber, a maioria das doenças que mais atinge a saúde dos homens está associada a hábitos de vida pouco saudáveis, excesso de ingestão de gordura, álcool e cigarro, além da falta de realização de exames preventivos.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page