top of page

Analgésicos naturais



Analgésicos são produtos medicamentosos utilizados para aliviar dores como dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais, ou qualquer outro tipo de dor. Muitas pessoas dependem de medicamentos analgésicos para aliviar suas dores, mas elas correm o risco de efeitos colaterais, interações medicamentosas e dependência química.

O que muita gente não sabe é que alguns analgésicos naturais também podem oferecer o mesmo efeito de medicamentos com eficácia. Muitas ervas e especiarias podem tratar inflamações e outras condições relacionadas. Veja alguns exemplos:


1.Casca de salgueiro

A casca do salgueiro branco contém a salicina química, que é semelhante ao ingrediente principal da aspirina.

Originalmente, as pessoas mastigavam a casca para aliviar dores e febres. Hoje em dia, ela é vendida como uma erva que você pode preparar como chá, também pode ser adquirida na forma de suplemento líquido ou em forma de cápsula. Você pode usar a casca de salgueiro para ajudar a aliviar o desconforto causado por dores de cabeça, lombalgia, osteoartrite (OA) e muitas outras condições.

No entanto, a casca de salgueiro pode causar dores de estômago, diminuir o desempenho dos rins e prolongar o tempo de sangramento, assim como a aspirina. Só deve ser usado por adultos. Semelhante ao modo como a aspirina ingerida em grandes quantidades pode ser prejudicial para as crianças, a casca de salgueiro pode ser tóxica para as crianças.

Se você é sensível à aspirina ou está tomando algum medicamento anti-inflamatório (como aspirina, ibuprofeno ou naproxeno), evite o salgueiro. Você também deve evitar tomá-lo se estiver tomando varfarina ou outros remédios anticoagulantes, pois a salicina pode aumentar o risco de sangramento.


2. Açafrão-da-terra

O açafrão-da-terra é o tempero que confere ao curry sua cor amarela e sabor único. Ele contém curcumina, um composto antioxidante que ajuda a proteger o corpo das moléculas de radicais livres que podem danificar células e tecidos. Ele também pode ser usado para o tratamento de muitas condições, incluindo:


  • Indigestão

  • Úlceras

  • Dor de estômago

  • Psoríase

  • Câncer


Algumas pessoas com OA também recorrem ao açafrão-da-terra como um analgésico natural, porque ajuda a aliviar a inflamação.


3.Cravo-da-índia

Em pó, ele é usado em tortas e em muitos outros alimentos. Mas ele também é usado na forma de cápsula ou óleo essencial.

Os suplementos de cravo ajudam a aliviar náuseas, tratar resfriados, aliviar a dor associada a dores de cabeça, inflamação artrítica e dor de dente. O cravo-da-índia também pode ser usado como um dos analgésicos naturais.

Um estudo sugeriu que o cravo-da-índia poderia ser usado para tratar infecções fúngicas. Isso se deve à presença de eugenol, um analgésico natural que também é usado em algumas massagens para dor.


4. Chá de canela para cólica menstrual

Em um estudo publicado pela plataforma PubMed, adolescentes que tomaram cápsulas contendo 420 mg de canela três vezes ao dia, durante o período menstrual, apresentaram significativa redução de cólica menstrual, náusea, vômito e sangramento durante as primeiras 72 horas do ciclo em comparação ao grupo que tomou um placebo. Esses benefícios não vieram acompanhados de nenhum efeito colateral e, segundo o estudo, esse pode ser considerado um tratamento seguro e eficaz para a dismenorreia em mulheres jovens.


Os analgésicos naturais descritos acima podem ser eficazes apenas para causas específicas de dor.

Pode ser temporário, como ocorre com um músculo tenso. Mas a dor também pode significar que você tem um sério problema de saúde que precisa de avaliação médica profissional.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page